Pós Black Friday: Compra sofreu ATRASO? Conheça seus direitos

A Black Friday 2022 aconteceu na última sexta, 25, e muitas pessoas aproveitaram para garantir os produtos desejados com descontos especiais. Porém, nem tudo são flores. De acordo com um balanço divulgado pelo Procon-SP sobre reclamações ligadas a data, até 17h de sexta, 697 consumidores procuraram o órgão para se queixar de problemas em suas compras ou contratações.

Grande parte das reclamações recebidas eram relativas ao atraso ou a não entrega de produtos comprados,  respondendo por 33% de todas as queixas.

Também foram relatados outros problemas como: produto ou serviço entregue diferente, incompleto ou com danos (82 reclamações); “maquiagem de desconto” ou o famoso “metade do dobro”, quando o desconto ofertado não é verdadeiro (82 queixas); produto ou serviço indisponível (70 casos) e cancelamentos após a finalização da compra (66 reclamações).

Empresas que mais receberam reclamações 

Também foi preparada pelo Procon uma listagem com as empresas mais reclamadas pelos consumidores. A pesquisa considerou as 618 queixas realizadas até o meio-dia da sexta:

Empresas  Total (%) de reclamações 
Magazine Luiza 7,46%
Americanas 5,88%
Via (Casas Bahia/Ponto/ Extra) 4,16%
Centauro 3,59%
Amazon  3,16%

A Via afirmou, através de nota remetida ao InfoMoney, que antecipou as promoções de Black Friday para o dia 19 de outubro. Sendo assim, a empresa disse que as demandas recebidas pelo Procon são, em maioria, de situações pontuais que não estão ligadas com a Black Friday e que as mesmas já vem sendo tratadas.

“A companhia reforça que, para a data promocional, manterá atendimento ininterrupto, iniciado no começo da campanha de Black Friday, até o dia 30 de novembro”.

Por sua vez, a Magalu disse ao InfoMoney que “faz questão de responder a todas as dúvidas e reclamações de seus clientes, seja por telefone, chat, email ou redes sociais, ao longo de todo o ano”. A empresa destacou o reforço feito  nas equipes para que o atendimento aos consumidores operasse de forma ininterrupta.

A Americanas também disse que reforçou as suas equipes para a Black Friday e “segue comprometida com o objetivo de oferecer a melhor experiência da internet brasileira”.

“A companhia está atuando para solucionar rapidamente todas as questões que venham a surgir e ressalta que o percentual de reclamações é muito baixo em relação ao total de pedidos recebidos durante o evento”, disse a empresa em nota retida ao InfoMoney.

Direitos do consumidor na Black Friday

Para saber todos os seus direitos em compras efetuadas na Black Friday, clique aqui.

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Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.