Nova forma de ingresso na Universidade de São Paulo deve acabar com o atraso nas matrículas dos selecionados pelo Exame Nacional do Ensino Médio. O ENEM USP terá taxa de inscrição reduzida e deve ter o edital publicado em breve. Saiba mais sobre essa nova modalidade.
Recentemente a Universidade de São Paulo anunciou a sua saída do SiSU, que se deu por conta da divergência entre os calendários acadêmicos e do programa. A partir desse ano a universidade passa a contar com o ENEM USP, nova forma de ingresso que deve ser organizada pela FUVEST, já responsável pelo vestibular da instituição.
“Acho que a chegada dos estudantes, por vezes com mais de um mês de atraso, 45 dias de atraso, prejudicava bastante o rendimento desses alunos e a sua própria integração. A universidade, no momento do ingresso, é um momento crítico de acolhimento e de reforço da sensação de pertencimento”, afirma Aluisio Segurado, pró-reitor de Graduação da USP.
Como vai funcionar o ENEM USP?
Nessa seleção basta ter feito o ENEM e realizar a inscrição no site da Fuvest; as convocações dos aprovados serão feitas pela própria USP, de acordo com o seu calendário acadêmico.
O Edital deve ser liberado em breve e a taxa será de R$ 10. Para aqueles já inscritos no vestibular: autodeclarados pretos, pardos e indígenas; os que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas; vulneráveis socioeconômicos ou cadastrados no Cadúnico, será concedida a isenção dessa taxa.
Para o professor da USP e diretor da Fuvest, Gustavo Monaco, essa pode ser uma oportunidade interessante para os estudantes que estão em dúvida entre cursos e já estão inscritos no vestibular.
“aquele candidato, sobretudo, que ficou em dúvida entre dois cursos, entre dois nichos de atuação e escolheu algum para o vestibular. Ele tem a chance, agora, de tentar o ingresso numa outra área por meio de outro mecanismo [Enem USP], se esse for o seu desejo”, afirma ele.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.