SiSU 2023: Estado de São Paulo terá mais de 13 mil vagas

Quatro universidades no estado de São Paulo já divulgaram as informações sobre a adesão ao SiSU 2023; outras três informaram que não vão aderir ao programa. Calendário de inscrições do Sistema de Seleção Unificada do primeiro semestre foi divulgado pelo MEC.

SiSU 2023: Estado de São Paulo terá mais de 13 mil vagas
SiSU 2023: Estado de São Paulo terá mais de 13 mil vagas (Imagem: FDR)

No início dessa tarde, 25, o Ministério da Educação divulgou as datas de inscrição no SiSU 2023, elas poderão ser feitas entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março de 2023. Antes mesmo da divulgação das datas algumas instituições já estavam informando sobre as vagas que seriam ofertadas através do programa.

No estado de São Paulo, por exemplo, serão mais de 13 mil vagas. Entre as universidades públicas do estado, a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) não aderiram ao processo seletivo.

Vagas do SiSU 2023 em São Paulo

Confira abaixo as informações divulgadas pelas universidades:

Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) vai disponibilizar 2.948 vagas. São 1.948 mil vagas para a ampla concorrência, as demais vagas serão destinadas para outras modalidades de concorrência. Mais informações podem ser encontradas no TERMO DE ADESÃO DA UNIFESP.

Universidade Federal do ABC (UFABC) vai disponibilizar 1.988 vagas. O termo de adesão ainda não foi publicado no site.

Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) vai disponibilizar 2.893 vagas. O termo de adesão ainda não foi publicado no site.

Instituto Federal de São Paulo (IFSP) vai disponibilizar 5.440. O termo de adesão ainda não foi publicado no site do IFES.

Quem vai poder concorrer as vagas do SiSU 2023?

Todos os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio, edição mais recente antes do processo seletivo do SiSU, ou seja, o ENEM 2023.

Desde que tenham alcançado nota na prova de redação maior do que zero e não declararam estar na condição de treineiro ao se inscrever no Enem.

Ao contrário dos outros programas não é necessário comprovar renda familiar para concorrer às vagas e pessoas que já possuem diploma de nível superior podem se inscrever.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.