Motoristas podem se livrar do IPVA 2023 se estiverem sob essas condições

Algumas obrigações financeiras típicas dessa época do ano já começaram a pesar no bolso dos brasileiros. O IPVA 2023 já chegou para vários condutores. O valor do tributo pode ser um pouco elevado dependendo do modelo e ano do carro.

Motoristas podem se livrar do IPVA 2023 se estiverem sob essas condições
Motoristas podem se livrar do IPVA 2023 se estiverem sob essas condições. (Imagem: Montagem/FDR)

Por outro lado, existe a possibilidade de se livrar do IPVA 2023 caso o veículo conste na lista de isenção. Em São Paulo (SP), por exemplo, proprietários de carros fabricados até 2002 não serão obrigados a pagar o tributo no próximo ano. 

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A regra implementada no âmbito estadual concede a isenção do IPVA 2023 para carros com mais de 20 anos de produção. Cabe ressaltar que o prazo pode sofrer alterações e ser reduzido em algumas unidades federativas. 

Isso porque, o IPVA 2023 é um tributo incidente no âmbito estadual. No entanto, uma parte é repassada ao município onde o veículo foi registrado. Esta é a razão pela qual a lista de isenção pode ser alterada. 

Veículos isentos do IPVA 2023 em São Paulo 

  1. Toyota Corolla;
  2. Ford Fiesta;
  3. Chevrolet Astra;
  4. Audi A3;
  5. Volkswagen Gol.

IPVA 2023 mais caro

Em 2023, o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) ficará mais caro. Apesar do reajuste na alíquota cobrada pelos governos estaduais, o motivo do encarecimento está relacionado à supervalorização dos carros usados e seminovos.

Antes de mais nada, é preciso saber que a alíquota do IPVA pode variar entre 2% a 4% conforme as regras de cada estado. O percentual é aplicado sobre o valor venal do carro. Se tratando de um veículo usado, utiliza-se a média apresentada na tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) referente ao mês de setembro do ano anterior.

Em uma situação normal, o tributo sobre o veículo ficaria mais barato de ano para ano, devido à desvalorização do usado. Porém, durante a pandemia, os usados hipervalorizaram.

Entre 2020 e 2021, o carro usado ficou cerca de 25% mais caro, e essa inflação se refletiu no IPVA 2022. Mesmo que você não tenha trocado de carro, deve ter percebido que o valor do imposto subiu.

O cenário neste ano é um pouco diferente. A valorização sobre o carro seminovo e usado está mais baixa, mas ainda fará o proprietário pagar o tributo mais caro. De acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de setembro, o veículo usado acumulou uma alta de 8,1% nos últimos 12 meses.

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Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
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