Algumas obrigações financeiras típicas dessa época do ano já começaram a pesar no bolso dos brasileiros. O IPVA 2023 já chegou para vários condutores. O valor do tributo pode ser um pouco elevado dependendo do modelo e ano do carro.
Por outro lado, existe a possibilidade de se livrar do IPVA 2023 caso o veículo conste na lista de isenção. Em São Paulo (SP), por exemplo, proprietários de carros fabricados até 2002 não serão obrigados a pagar o tributo no próximo ano.
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A regra implementada no âmbito estadual concede a isenção do IPVA 2023 para carros com mais de 20 anos de produção. Cabe ressaltar que o prazo pode sofrer alterações e ser reduzido em algumas unidades federativas.
Isso porque, o IPVA 2023 é um tributo incidente no âmbito estadual. No entanto, uma parte é repassada ao município onde o veículo foi registrado. Esta é a razão pela qual a lista de isenção pode ser alterada.
Veículos isentos do IPVA 2023 em São Paulo
- Toyota Corolla;
- Ford Fiesta;
- Chevrolet Astra;
- Audi A3;
- Volkswagen Gol.
IPVA 2023 mais caro
Em 2023, o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) ficará mais caro. Apesar do reajuste na alíquota cobrada pelos governos estaduais, o motivo do encarecimento está relacionado à supervalorização dos carros usados e seminovos.
Antes de mais nada, é preciso saber que a alíquota do IPVA pode variar entre 2% a 4% conforme as regras de cada estado. O percentual é aplicado sobre o valor venal do carro. Se tratando de um veículo usado, utiliza-se a média apresentada na tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) referente ao mês de setembro do ano anterior.
Em uma situação normal, o tributo sobre o veículo ficaria mais barato de ano para ano, devido à desvalorização do usado. Porém, durante a pandemia, os usados hipervalorizaram.
Entre 2020 e 2021, o carro usado ficou cerca de 25% mais caro, e essa inflação se refletiu no IPVA 2022. Mesmo que você não tenha trocado de carro, deve ter percebido que o valor do imposto subiu.
O cenário neste ano é um pouco diferente. A valorização sobre o carro seminovo e usado está mais baixa, mas ainda fará o proprietário pagar o tributo mais caro. De acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de setembro, o veículo usado acumulou uma alta de 8,1% nos últimos 12 meses.