Como fazer PIX com saldos de outros bancos por meio do BRADESCO?

Agora já está disponível para todos os clientes pessoa física do Bradesco a funcionalidade que permite transferências de valores através do PIX com recursos que estão depositados em outros bancos. A novidade que utiliza o Open Finance foi lançada em outubro pelo banco.

O cliente pode optar por depositar um valor pelo PIX em sua conta Bradesco ou em outro banco. Escolhendo pelo Open Finance, ele deve selecionar a instituição de débito e preencher os dados da transferência para ser redirecionado ao ambiente da outra instituição para se autenticar e confirmar a transação.

Não é preciso que o usuário tenha compartilhado os dados de outros bancos com o Open Finance do Bradesco. A novidade funciona através do iniciador de pagamentos, ferramenta criada pelo Banco Central dentro do Open Finance para agilizar as  transferências e pagamentos ao fazer com que o cliente “autorize” que a instituição financeira faça a operação para ele.

Netse primeiro momento, o iniciador irá operar somente com o PIX, mas a intenção é que outras formas de pagamento sejam incluídas em breve.

“A iniciação de pagamentos tem um potencial muito grande de aplicações. Queremos contribuir para o Open Finance brasileiro, incentivar o engajamento de nossos clientes, e motivá-los cada vez mais a se inserirem neste novo conceito financeiro. Nossa primeira aplicação acabou de sair”, disse Antônio Daissuke, diretor de Conta Corrente e Cash Management do Bradesco ao E-Investidor.

Ele disse ainda que o Bradesco já está desenvolvendo a solução voltada para pessoas jurídicas, e já planeja outras situações de uso da ferramenta.

Itaú também disponibiliza a funcionalidade

Todos os clientes e funcionários já podem efetuar transferências via PIX no aplicativo do Itaú utilizando saldos disponíveis em outras instituições financeiras. No futuro, esta funcionalidade também será liberada para empresas.

O iniciador de pagamentos otimiza o processo de pagamento, ao levar o usuário de forma automática para finalizar a transação.

“O cliente vai poder usar o Itaú para fazer a gestão de suas contas em outras instituições com maior facilidade. Nossa ambição é nos tornarmos o principal canal de gestão financeira por escolha de nossos próprios clientes”, disse ao Fintechs Brasil Marcos Cavagnoli, diretor de Digital Cash Management e Open Finance do Itaú Unibanco. O banco recebeu a homologação do Banco Central para operar a modalidade no mês de abril deste ano.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.