ENEM 2022: Questão de matemática gera POLÊMICA e especialistas dizem NÃO haver resposta

Em correções extraoficiais, diversos cursinhos afirmam que uma das questões de matemática do ENEM 2022 não tem resposta. Pergunta falava sobre salários e comissões, é apontada como simples, mas, que nenhuma das alternativas poderia ser apontada como resposta correta. Confira o caso!

ENEM 2022: O que ENEM 2022: Questão de matemática gera POLÊMICA e especialistas dizem NÇAO haver respostate levar à eliminação do exame?
ENEM 2022: Questão de matemática gera POLÊMICA e especialistas dizem NÃO haver resposta(Imagem: FDR)

A aplicação do ENEM 2022 foi encerrada no último domingo, 20, os participantes fizeram as provas de ciências da natureza e matemática. É justamente uma questão dessa última que tem gerado debate entre diversas instituições de ensino que apontam para a inexistência de uma alternativa correta.

Questão de matemática do ENEM 2022 está errada?

A questão que tem levantado o debate é a 141 na prova rosa; 175 na prova amarela e 157 nas provas cinza e azul.

O item afirma que o vendedor tem um salário fixo e um percentual sobre as vendas. Nela é pedido que o participante aponte qual “expressão algébrica” representa a composição do salário de um vendedor.

Para os professores dos cursos Anglo, Etapa, Objetivo e a Oficina do Estudante, além da Plataforma AZ e das Escolas SEB, nenhuma das alternativas seria uma resposta correta para o item.

Segundo o coordenador de matemática do Anglo, Rodney Luzio, a falta de alternativa correta aconteceu por um erro de digitação na prova; caso esse equivoco não tivesse acontecido a alternativa correta seria a letra “d”.

“A questão 141 [da prova Rosa] é até uma questão muito simples, mas acreditamos que houve um erro de digitação, porque, no enunciado, ele fala que a parte fixa é 675 e a alternativa que o Enem deveria julgar correta, que é a ‘d’, está como 625. Então, houve um erro de digitação de uma questão que é extremamente simples, que é uma modelagem de uma função de duas sentenças”, disse ele.

O professor de matemática das Escolas SEB Jeferson Petronilho explica que a alternativa correta seria a letra “e” e considera que o INEP deve anular a questão para não prejudicar os participantes.

“Na primeira linha dessa alternativa, era para estar escrito 675, como no enunciado, mas digitou errado. Então, é por isso que consideramos que essa é uma questão que vai ser anulada”, afirmou.

Vale lembrar que os professores assinalam alternativas diferentes para a questão, pois, de acordo com a cor do caderno o INEP modifica a ordem dos itens e também das alternativas.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.