Banco operador do Auxílio Brasil, a Caixa Econômica Federal tem um horário específico para o saque do benefício de modo a tentar evitar aglomerações nas suas agências.
Assim, os beneficiários podem ir até o banco estatal e fazer o saque em espécie do Auxílio Brasil nos guichês entre às 10h e às 15h. Contudo, há três possibilidades para que o usuário receba o dinheiro em mãos.
Primeiramente, o beneficiário pode ir até o guichê de atendimento e, em posse do seu documento de identidade com foto. Outra possibilidade é a utilização do caixa eletrônico com o cartão da conta bancária do programa. Por fim, ainda pode ser feito o resgate sem o cartão com um código gerado pelo aplicativo Caixa Tem.
Vale lembrar que o beneficiário também tem a possibilidade de escolher em qual conta bancária deseja receber o Auxílio Brasil, seja ela da Caixa ou não. Neste caso, ao realizar o saque é preciso utilizar o cartão do respectivo banco.
Como funciona o calendário de pagamento do Auxílio Brasil?
Para saber se o seu benefício do Auxílio Brasil já está disponível em sua conta, o usuário pode entrar em contato com o banco estatal através da central telefônica, no número 111, ou nos aplicativos Caixa Tem e Auxílio Brasil. Por telefone, será necessário informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou Número de Identificação Social (NIS).
O NIS é o cadastro realizado para acompanhar quem são os beneficiários dos programas sociais do governo federal. Além disso, ele também é utilizado para que os trabalhadores recebam seus direitos trabalhistas e previdenciários através do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Os pagamentos são realizados sempre nos 10 últimos dias úteis de cada mês. Sendo creditadas as parcelas de acordo com o último dígito do NIS do usuário. Portanto, na primeira semana recebem aqueles com final entre 1 e 5. Na seguinte, quem tem cadastro finalizado entre 6 e 0.
Em novembro, o pagamento começará a ser creditado nas contas dos beneficiários a partir do dia 17 (número 1). Assim, a previsão é que o benefício seja finalizado no dia 30, para aqueles quem tem o NIS terminado em 0.