Dia do empreendedorismo feminino: conheça a história de mulheres de sucesso no mercado

Neste sábado (19), celebra-se o dia do Empreendedorismo Feminino. A presença das mulheres no mercado é algo ainda em desenvolvimento, todavia, cada vez mais grandes nomes passam a ser destaques na economia nacional. Abaixo, o FDR convidou uma empresária para contar um pouco sobre suas trajetórias.

Empreender está longe de ser fácil e enquanto mulher torna-se uma atividade ainda mais exaustiva. Diariamente, vivencia-se a luta contra o machismo que ainda comanda o mercado financeiro. Durante anos, apenas os homens podiam ser vistos como empresários, mas as mulheres estão mudando este cenário. 

Pesquisas recentes apontam que as empresas de grande sucesso no país são lideradas por mulheres. Marcas nacionais, como a Magazine Luiza, por exemplo, carrega o legado do poder feminino à frente dos negócios.

Abaixo, veja uma entrevista com Carolinne Coutinho, co-fundadora da Monitorias Reforço Escolar. Em exclusiva ao FDR, ela fala sobre os desafios do empreendedorismo e compartilha um pouco da sua trajetória. Confira:

Quais foram suas motivações para empreender? O fato de ser ramo ocupado majoritariamente por a intimidou?

Temos uma trajetória muito parecida, desde muito novas sempre visualizamos objetivos bem claros para nossas vidas, passamos por desafios pessoais, ingressamos em universidade pública, então a partir dali entendemos que poderíamos fazer qualquer coisa que tivéssemos vontade, viver do comum não era opção, mesmo com as barreiras de entrada, não desistimos e fomos em frente dispostas a aceitar todas as difíceis, mas satisfatórias, etapas do empreendedorismo.

Quais são os principais desafios de ser uma mulher empreendedora?

Empreender demanda tempo, busca pelo conhecimento, foco, saúde física e emocional, e equilibrar todos esses pontos com certeza é um grande desafio.

https://www.youtube.com/watch?v=sknUBwFNUqE

Como conciliar a vida familiar/pessoal com a gestão dos negócios?

Com certeza desafiador, conseguir conciliar a vida familiar é um dos pontos cruciais para que seu negócio tenha sucesso, pois sempre nos sentimos “falhando” em algum dos âmbitos (profissional/pessoal) então o sentimento de culpa é um companheiro constante. Mas conforme o negócio vai maturando, você acaba conseguindo administrar melhor as coisas e ter um tempo de qualidade para si mesma e sua família.

Como você vê as projeções futuras para mulheres no mundo dos negócios?

Atualmente esta é uma pauta muito mais presente, existem muitos cursos, palestras, rodas de conversa, a fim de incentivar, acolher e ensinar que a mulher pode sim empreender, ter sucesso e sair daquele contexto pré definido de “dona do lar”, a mulher pode ser dona do que ela quiser! Ainda há um longo caminho para a igualdade, mas já avançamos muitas casas neste jogo.

O que ainda precisa melhorar para que mulheres e homens tenham equidade no mundo corporativo?

Quebrar um conceito engessado de que a qualificação do ser está diretamente ligada ao gênero.

Um conselho para mulheres que querem empreender.

O melhor momento é agora, não espere ajuda ou apoio de ninguém, você deve traçar uma meta  e alcançá-la. O medo, as dúvidas e incertezas irão te acompanhar, nada acontece rapidamente, tudo vai te colocar a prova, a vontade de desistir será inevitável, mas amanhã, você terá orgulho de ter começado hoje.

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Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.