No próximo domingo, 20, a aplicação do ENEM 2022 será encerrada para estudantes de todo o país. Serão aplicadas as provas de matemática e ciências da natureza; confira as dicas de professores para se sair bem no exame.
Depois de uma longa espera, estamos nos aproximando da aplicação das últimas provas do ENEM 2022. Nessa véspera do exame o ideal é que os participantes foquem na revisão dos conteúdos, principalmente aqueles que caem com mais frequência. No dia 20 os participantes terão 5 horas de prova para responderem a 90 questões objetivas de matemática e ciências da natureza.
Dicas para ir bem no segundo dia do ENEM 2022
Veja abaixo as dicas que alguns professores das áreas deram à Agência Brasil. Para o gerente de Ensino e Inovações Educacionais do SAS Plataforma de Educação, Idelfranio Moreira, é importante focar nessas provas como se elas fossem as primeiras.
Ele também recomenda que os participantes façam revisões respondendo as questões dos anos anteriores.
“Não adianta ficar nos conteúdos mais difíceis ou estudar o que nunca caiu. É estudar matemática básica; em física, estudar mecânica, eletricidade; estudar química geral; e, em biologia, conteúdos como meio ambiente, fisiologia. Focar nos conteúdos mais recorrentes”, aconselha ele.
Para ele é importante manter a coerência, afinal a Teoria de Resposta ao Item, método usado para a correção, se baseia nisso, no equilíbrio entre acertar questões difíceis e fáceis.
A recomendação do professor é que durante a prova os participantes resolvam primeiro aquelas questões que acreditam ser mais fáceis e só depois façam as mais difíceis.
Para Mário Roullet, professor de física em pré-vestibulares e dono de um canal no YouTube, além das dicas acima, é necessário estar descansado para se sair bem nas provas.
“É fundamental dormir bem. Os estudantes que não dormem, não descansam, não conseguem estar relaxados na hora da prova. Nessa reta final, participei de vários aulões, em lugares diferentes. São vários sentimentos. Há pessoas mais relaxadas, mais focadas, pessoas mais estressadas, mas todo mundo está empenhado em fazer uma boa prova”, afirma Roullet.
Para os dois professores o padrão adotado em 2019, quando a prova se tornou mais conteudista, deve continuar a ser seguido.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.