FERIADÕES em 2023: confira todos os feriados de 2023 e as regras para os dias de folga

Com a chegada do final do ano, muitas pessoas já começam a analisar o próximo calendário. Os feriados próximos aos finais de semana são os mais desejados por aqueles que gostam de fazer uma viagem curta para quebrar a rotina. Confira a seguir quantos feriadões os brasileiros terão em 2023.

Depois de dois anos vivendo sob restrições por conta da pandemia de Covid-19, as pessoas voltaram a aproveitar viagens, festas e passeios em 2022. O primeiro feriado prolongado do ano caiu em uma das datas mais queridas pelo brasileiro: o Carnaval.

Juntando com o final de semana que antecede a festa carnavalesca e os pontos facultativos da segunda, terça e quarta-feira, foram cinco dias de muita folia entre 26 de fevereiro e 2 de março.

Em abril, foram dois feriados prolongados. A Semana Santa, que se inicia na Sexta-feira da Paixão, e o dia de Tiradentes, 21 de abril, que neste ano foi em uma quinta-feira. O dia em que se celebra o Corpus Christi, 16 de junho, também caiu em uma quinta, presenteando os brasileiros com mais um feriadão.

Depois de tantos dias de descanso prolongados, o segundo semestre de 2022 chegou com apenas um feriadão. A Proclamação da República, em 15 de novembro, é celebrado em uma terça-feira.

Copa do Mundo 2022

Uma particularidade do ano de 2022 é a realização da Copa do Mundo. O evento esportivo só acontece a cada quatro anos e mexe com o público brasileiro, tradicionalmente apaixonado por futebol.

Em 2014, quando a Copa aconteceu no Brasil, foi concedida por meio de um decreto presidencial a folga para os trabalhadores nos dias em que a Seleção Brasileira estivesse jogando. Naquele ano, o Brasil foi eliminado na semifinal em uma partida contra a Alemanha, com o traumático placar de 7 a 1.

Desde então, não houve outra vez um decreto semelhante que oficializasse a folga para que os brasileiros possam acompanhar os jogos mesmo em horário comercial, inclusive neste ano. Porém, para a Copa de 2022, alguns órgãos públicos já começaram a divulgar horários especiais para os servidores nos dias de jogos da Seleção Brasileira.

O relógio do Catar, país-sede da Copa do Mundo, está seis horas à frente do horário de Brasília. As partidas da fase de grupos, para o Brasil, acontecerão às 13h ou 16h. A maioria das instituições deve adotar a liberação dos funcionários duas horas antes do horário do jogo, mas também existem outras possibilidades de expediente para esses dias.

Feriados nacionais em 2023

O calendário oficial dos dias de folgas é divulgado todos os anos pelo Ministério da Economia. Os pontos facultativos de 2023 ainda não foram anunciados oficialmente, mas já é possível fazer uma estimativa dos feriadões do próximo ano.

Para os servidores públicos, os pontos facultativos são definidos pelos órgãos ao longo do ano, sejam federais, estaduais ou municipais. Escolas e outras instituições de ensino também podem decidir os dias de folga conforme esteja o seguimento do calendário.

Na lista a seguir, confira todas as datas comemorativas que serão feriados nas segundas, terças, quintas ou sextas-feiras.

Os feriados nacionais que caírem nas quintas-feiras só poderão ser prolongados se houver a dispensa no dia seguinte definida pela empresa ou gestão do órgão público. Escolas e órgãos públicos, costumeiramente, imprensam o dia seguinte ao feriado quando ele cai em uma quinta.

Pontos facultativos de 2023

Os pontos facultativos são definidos em datas que não são oficialmente feriados nacionais. O dia de Corpus Christi, por exemplo, é uma comemoração religiosa que sempre é celebrada em uma quinta-feira. A data não é um feriado nacional, porém, pela forte tradição católica do Brasil, muitos municípios provavelmente concederão ponto facultativo no dia 8 de junho de 2023.

Emília PradoEmília Prado
Jornalista graduada pela Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência com redação publicitária e jornalística, com passagem pelo Diario de Pernambuco e Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. No portal FDR, é redatora na editoria de renda e direitos sociais.
Sair da versão mobile