Historiadora sempre comenta as provas de história e de redação do exame. Nesse ano o seu vídeo sobre o tema do ENEM 2022 divide opiniões, afinal, o assunto é extremamente importante, como ela mesmo afirma em alguns trechos.
Nesse ano quem participou do ENEM 2022, impresso ou digital, teve que produzir um texto sobre o seguinte tema: “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”. O assunto é muito importante, pois, faz parte da história geral do país, mas, a forma como foi conduzido dividiu opiniões.
Inclusive, o vídeo de Débora Aladim, historiadora pela Universidade Federal de Minas Gerais, tem chamado bastante atenção.
Tema da redação do ENEM 2022
A fala da youtuber tem divido opiniões, de um lado alguns perfis concordam e a elogiam, do outro há quem critique.
Fato é que a historiadora reconhece a importância do tema, afirma ter gostado em um primeiro momento, mas, aos poucos desgostou. Entenda.
“Se ele fosse um tema separado seria maravilhoso, se fosse um tema de valorização dos indígenas, metade do Brasil ia tá preparado para escrever sobre isso; valorização dos quilombolas, todo mundo ia ter algum argumento, ia ter algo para dizer; valorização dos pescadores, dos ciganos. Enfim, se fosse separado, seria maravilhoso e continuam sendo temas super relevantes. Só que o problema é a valorização de todos de uma vez que simplesmente não cabe em trinta linhas”, afirma ela no vídeo.
Para Débora a questão é que nem mesmo o ENEM conseguiu dar conta de expor o tema dentro do limite de 30 linhas, não que essa regra exista para os textos motivacionais. Acontece que os textos apresentam diversos caminhos que podem até mesmo confundir os participantes, afinal, são muitas informações.
Você pode assistir o texto completo de Débora acessando o seu canal no YouTube Débora Aladim.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.