ENEM 2022: Com os gabaritos, já dá para calcular a nota da prova?

O INEP ainda não divulgou os gabaritos oficiais do ENEM 2022, mas diversos professores já realizaram as correções extraoficiais das provas do último domingo. Entenda como será corrigida a sua prova e como a nota é calculada.

ENEM 2022: Com os gabaritos, já dá para calcular a nota da prova?
ENEM 2022: Com os gabaritos, já dá para calcular a nota da prova? (Imagem: FDR)

Os gabaritos oficiais do ENEM 2022 devem ser divulgados apenas após a conclusão de todas as provas do exame. A forma de correção utilizada pelo INEP não possibilita que os participantes saibam quanto tiraram, afinal, nela não é considerado apenas o número de itens acertados.

A grande ansiedade pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio se justifica, pois, ela pode ser usada em diversos processos seletivos para ingresso no ensino superior na rede pública ou particular.

Correção do ENEM 2022

Ainda não foi informada a data de divulgação da nota do exame, mas a expectativa é de que ela esteja disponível em janeiro do próximo ano.

As provas do Enem são corrigidas pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), que funciona mais ou menos da seguinte forma:

Todas as questões são classificadas em níveis de dificuldade; a partir disso é esperado cerca coerência nas provas.

Ou seja, o INEP espera que se você foi capaz de acertar muitas questões difíceis, conseguirá acertar também um grande número de questões fáceis.

Quando esse equilíbrio não é encontrado a sua nota tende a ser menor, por isso esse métodos é chamado de “anti-chute”.

“A prova é elaborada em blocos de habilidades, em que temos questões fáceis, médias e difíceis. Quando o algorítimo da TRI faz o cálculo da nota, ele analisa a coerência do gabarito do aluno. Assim, um aluno que acerta questões fáceis e médias, mas erra difíceis tem uma nota maior do que o estudante que acerta as questões difíceis, mas erra as fáceis”, comenta a professora de  matemática da professora do Colégio Chromos, Vitória Willani de Almeida.

Também por isso é bem comum encontrar pessoas com o mesmo número de questões acertadas, mas, com notas diferentes.

É exatamente pela forma de correção que valoriza qual a questão acertada e não o número que não é possível estimar a nota no exame.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.