Black Friday: saiba quais são os produtos mais desejados e onde conseguir com o menor preço

Em 2022 a Black Friday será comemorada em 25 de novembro. Neste dia o comércio varejista de todo país deve oferecer boas opções de desconto e de pagamento dos seus produtos. Muitos consumidores esperam o ano inteiro para comprar um determinado item de forma mais vantajosa na última sexta-feira do mês de novembro. Veja qual a lista dos produtos mais desejados. 

Black Friday: saiba quais são os produtos mais desejados e onde conseguir com o menor preço
Black Friday: saiba quais são os produtos mais desejados e onde conseguir com o menor preço (Imagem: Montagem/FDR)

A projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) é de que neste ano a Black Friday permita um faturamento 1,1% maior para os centros comerciais do que em 2021. Movimentando R$ 4,2 bilhões, e caso esse valor se confirme será a maior quantia desde 2010, quando a data entrou para o calendário do varejo do país.

Pequenos e grandes centros comerciais planejam uma boa temporada de vendas nesse período. A CNC prevê que a principal movimentação aconteça nos ramos de móveis e eletrodomésticos, artigos pessoais e eletroeletrônicos. Enquanto os setores de hiper e supermercados veem em seguida faturando R$ 910 milhões, e o de vestuário, calçados e acessórios, em torno de R$ 700 milhões.

Itens de desejo dos consumidores na Black Friday 2022

Uma pesquisa feita pela Pelando, com entrevista de 1.600 consumidores em todas as regiões do país em setembro, mostrou quais os produtos devem ser mais adquiridos pelos consumidores na Black Friday de 2022. A Pelando é uma empresa de promoções e cupons de desconto.

Guilherme Vieira, fundador do Pelando, acredita que a chegada dos jogos da Copa do Mundo vai favorecer ainda mais as vendas neste momento. 21% dos entrevistados pretendem gastar entre R$ 1 mil e R$ 2 mil durante a edição deste ano, enquanto 14% admitiram que vão gastar mais que R$ 2 mil. 

A pesquisa também mostrou que:

Produtos que serão mais comprados durante a Black Friday:

  • Eletrônicos: 86% da preferência;
  • Games e computadores: 63% da preferência;
  • Itens de casa e cozinha: 35% da preferência;
  • Supermercado: 26% da preferência;
  • Moda: 22% da preferência;
  • Saúde, beleza e viagens: 16% da preferência;
  • Serviços de assinatura e delivery: 15% da preferência.

Lojas preferidas dos consumidores:

  • Amazon: 27%;
  • Americanas: 26%;
  • Magalu: 24%;
  • KaBuM!: 15%;
  • Submarino: 10%;
  • Casa Bahia: 9%;
  • Mercado Livre: 8%.

O método de pagamento também foi perguntado, e pelo menos 74% consumidores disseram que preferem o parcelamento no cartão de crédito. Logo em seguida vem o PIX que deve ser o meio usado por 56% dos entrevistados.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com