ENEM 2022: As melhores dicas para interpretar o tema de REDAÇÃO da prova

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) chegou e além das questões questões de Linguagens e Ciências Humanas, será cobrada também a Redação.

A Redação tem muito peso sobre a prova, e o tema proposto geralmente tem ligação com algum assunto pertinente à sociedade e ao cotidiano.

O professor de redação e filosofia Fernando Andrade, do Estratégia Vestibulares, curso online preparatório para provas vestibulares e Enem criado pelo grupo educacional Estratégia, dá algumas dicas para interpretar a frase tema da redação e garantir uma boa nota.

Proposta e tema da redação

A proposta do tema da redação aparece logo após os textos motivadores e apresenta uma situação-problema. É muito importante ler com muita atenção esta proposta, pois geralmente é um tema geral ou um recorte.

No ano passado, o tema da redação foi: “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. O tema  geral era “registro civil”  e o recorte “invisibilidade social”.

Para fazer a interpretação adequada do tema, é importante que o aluno consiga identificar corretamente o tema geral e o recorte proposto pela banca. A identificação errada do tema geral e do recorte proposto na redação podem prejudicar a interpretação e causar a fuga do tema, resultando numa nota baixa.

Interpretação do texto

O ENEM apresenta uma proposta de redação elaborada de forma que evite que o aluno zere a prova. Porém, a fuga do tema pode prejudicar o candidato e reduzir sua nota drasticamente.

Para evitar que isso aconteça, ler os textos motivadores com atenção, grifar as palavras importantes e buscar sinônimos para elas, a fim evitar a repetição ao longo do texto, são boas estratégias.

Além disso, iniciar o texto com um argumento que tenha relação ao tema central é fundamental e mostra ao corretor a conexão com o assunto proposto.

Boa prova!

YouTube video player
Victor BarbozaVictor Barboza
Meu nome é Victor Lavagnini Barboza, sou especialista em finanças e editor-chefe do FDR, responsável pelas áreas de finanças, investimentos, carreiras e negócios. Sou graduado em Gestão Financeira pela Estácio e possuo especializações em Gestão de Negócios pela USP/ESALQ, Investimentos pela UNIBTA e Ciências Comportamentais pela Unisinos. Atuo no mundo financeiro desde 2012, com passagens em empresas como Motriz, Tendere, Strategy Manager e Campinas Tech. Também possuo trabalho acadêmicos nas áreas de gestão e finanças pela Unicamp e pela USP. Ministro aulas, cursos e palestras e já produzi conteúdos para diversos canais, nas temáticas de finanças pessoais, investimentos, educação financeira, fintechs, negócios, empreendedorismo, psicologia econômica e franquias. Sou fundador da GFCriativa e co-fundador da Fincatch.
Sair da versão mobile