Black Friday: veja quando produtos adquiridos com desconto podem ser trocados

Pontos-chave
  • Neste ano a Black Friday acontece em 25 de novembro;
  • O comércio tem grandes expectativas de vendas;
  • Os direitos do consumidor neste período devem ser totalmente respeitados.

Já começaram os anúncios e campanhas publicitárias sobre a edição de 2022 da Black Friday. Nenhum comércio é obrigado a acatar esse período e oferecer descontos, mas essa é uma oportunidade para que muitos consigam vender mais e alavancar os lucros. Para os clientes esse também é um bom momento para conseguir bons descontos e opções de pagamento. Mas e se o produto vier errado, esse item poderá ser trocado?.

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Black Friday: veja quando produtos adquiridos com desconto podem ser trocados (Imagem: FDR)

Oficialmente, o dia de comemoração da Black Friday acontece na última sexta-feira do penúltimo mês do ano, em 2022 será no dia 25 de novembro. Neste dia o comércio varejista prepara para os consumidores descontos diferenciados, que podem chegar a mais de 50% do valor original do item. Por isso, muitas pessoas esperam esse momento para adquirir algum produto em específico.

Como essa data marca um mês de antecedência do Natal é comum que os consumidores aproveitem para fazer as compras de fim de ano. Adquirindo os presentes, ou os itens para uso próprio. Esse ano, além das festas de Natal a temporada da Copa do Mundo também aumentam as expectativas de venda do comércio varejista.

De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, Assis Cavalcante, a capital cearense acredita em um crescimento de 9,2% para as vendas neste período. Do outro lado do país, no estado de São Paulo, a ACISBEC (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo), estima que o crescimento no seja de 4% superior à data do ano passado.

Produtos mais procurados na Black Friday

Alguns produtos devem chamar mais atenção do consumidor durante a temporada da Black Friday. Devido a alta demanda de busca, as empresas podem entender que trazer mais opções desses itens e com descontos mais interessantes é uma boa alternativa para vender.

Uma pesquisa divulgada pelo Google em 25 de outubro traz um ranking do que tem despertado maior interesse dos consumidores:

  • Consoles de videogame e jogos: 86% das buscas;
  •  Celulares: 85% das bucas;
  • TVs: 83% das buscas;
  • Computadores, tablets e periféricos: 80% das buscas.

O levantamento foi feito pela empresa Offerwise, no começo de outubro, e contou com participação de 500 brasileiros das classes A, B e C que declararam conhecer a Black Friday.

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Black Friday (Imagem: FDR)

Direitos do consumidor na Black Friday

Embora esse seja um bom período para adquirir determinados itens que são de interesse do consumidor, também é importante ficar atento aos seus direitos. Por exemplo, entendendo se as regras relacionadas a troca de produto valem para aqueles que foram inseridos com desconto por conta da Black Friday.

Posso me arrepender de ter comprado o produto?

Sim! O Código de Direito do Consumidor (CDC) garante o direito de arrependimento sem justificativa até sete dias após a data em que o produto foi adquirido. Mas atenção, porque esta é uma regra válida apenas para compras online, quando a aquisição é feita em loja física esse direito não se aplica. Isso porque, entende-se que na compra presencial o consumidor viu o produto antes de adquiri-lo. 

Produtos da Black Friday podem ser trocados?

O Código de Direito do Consumidor não traz nenhuma especificação sobre o direito a troca do produto. Isso significa que é necessário entender diretamente com a loja qual a política adotada, se é possível fazer a substituição e em quantos dias.

E se o produto comprado vier quebrado, posso trocar?

Nesse caso, sim, inclusive se a compra tiver sido feita de forma presencial. Existe um prazo de 90 dias para produtos duráveis (ex.: geladeiras, móveis), e de 30 dias para produtos não duráveis (ex.: alimentos, itens de higiene pessoal). Neste caso existem duas possibilidades, do ressarcimento do valor ou da disponibilização de crédito na loja para compra de outro produto.

O que fazer se a loja impedir o direito do consumidor para troca ou devolução?

O primeiro passo é procurar o Procon, descrever o caso e solicitar ajuda. A dica nesse caso, segundo orientação do advogado Ávila Ribeiro Júnior, em entrevista ao UOL, é recolher todas as provas necessárias. Tirar print de conversas com a loja, guardar os cupons fiscais, a troca de e-mails, e sempre seguir as regras determinadas pelo CDC.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com