Embora o prazo para atualização do Cadastro Único de quem está com os dados desatualizados desde 2016 a 2017 tenha terminado nesta sexta-feira (11), o procedimento continua disponível para os demais. Todos aqueles que há dois anos não passam por um processo de entrevista e recadastramento no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), são obrigados a fazer esse procedimento.
O Ministério da Cidadania exige que os dados do Cadastro Único sejam atualizados há cada dois anos pelos beneficiários para manter os registros em dia. Somente dessa forma a Pasta acredita que conseguirá reconhecer quais são as famílias que realmente necessitam de ajuda em âmbito municipal, estadual e federal. Por isso esse recadastramento é tão importante.
“As famílias inscritas no Cadastro Único devem atualizar os dados a cada dois anos ou sempre que houver alguma alteração. Quem for convocado para averiguação e revisão de dados deve comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social ou a um posto de atendimento do Cadastro Único do município”, informou o ministério em nota.
Nesta sexta-feira (11) terminou o prazo para que aqueles que estão com o cadastro desatualizado desde 2016 a 2017 fizessem a regularização. A partir disso, os benefícios sociais das famílias que não atualizaram ficarão bloqueados, e caso nenhuma regularização seja feita até dezembro poderá haver o cancelamento do auxílio.
Atualização online do Cadastro Único
O processo de atualização de dados do Cadastro Único acontecia exclusivamente presencial, mas passou a contar com uma etapa de confirmação online. A etapa somente fica disponível para aqueles que não têm nenhum dado para ser atualizado, ou seja, para quem não alterou nenhuma informação nos últimos dois anos.
Neste caso, o procedimento de atualização online do Cadastro Único funciona assim:
- Selecione o App Meu CadÚnico ou site do Cadastro Único;
- Faça login com dados do Gov.br;
- Selecione “Atualização Cadastral por Confirmação”;
- Agora, confira as informações que estão presentes em relação aos dados família. Confirme cada uma das etapas.
O que fazer se houver mudança?
Caso os dados da família tenham sido alterados, por exemplo em casos como: nascimento ou morte de algum membro, troca de endereço, aumento ou diminuição de renda, troca de escola das crianças, as informações precisarão ser atualizadas.
Neste caso, o representante da família pode adicionar as novas informações no portal do Cadastro Único, mas precisará confirmar presencialmente em uma unidade do CRAS. Para isso, deve comparecer no ponto de atendimento de assistência social para confirmação.