PIS/PASEP 2021 tem data de pagamento anunciada. Veja quando inicia o repasse

Normalmente, o pagamento do abono salarial é referente ao tempo trabalhado no ano anterior, mas desde 2020 esse esquema tem sido diferente. Em 2022, por exemplo, receberam aqueles que trabalharam nos ano de 2020, e que não recebeu o abono de 2016 a 2020. Agora, crescem as expectativas sobre quando deve ser liberado o saque do PIS/PASEP 2021.

PIS/PASEP 2021 tem data de pagamento anunciada. Veja quando inicia o repasse
PIS/PASEP 2021 tem data de pagamento anunciada. Veja quando inicia o repasse (Imagem: FDR)

O pagamento do PIS/PASEP 2021 funcionará como um 14° salário pago aos trabalhadores de carteira assinada e que se classificam como de baixa renda. A ideia é que a quantia possa turbinar a renda daqueles que trabalharam no serviço privado e público durante o ano. A Caixa Econômica Federal repassa o valor referente ao PIS (Programa de Integração Social) para trabalhadores privados.

Enquanto isso, cabe ao Banco do Brasil repassar o pagamento do PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), para servidores públicos. O máximo a ser recebido é de 1 salário mínimo referente ao ano em que o abono está sendo pago, e não do ano que foi trabalhado.

Quem vai receber o PIS/PASEP 2021

O ano de 2021 neste caso é chamado de ano base, quer dizer, ano em que o funcionário trabalhou e cumpriu com requisitos para receber o abono salarial. Esses requisitos em questão é que definem qual o grupo de trabalhadores com direito ao PIS/PASEP 2021. São eles:

Para saber se vai receber o abono salarial, o cidadão pode fazer a consulta no App Carteira de Trabalho Digital ou App BB Pasep.

Quando será pago o PIS/PASEP 2021?

Considerando o cronograma atual, as expectativas são de que o pagamento do PIS/PASEP 2021 aconteça em 2023. Ainda não existe um calendário oficial mostrando quando os depósitos começarão, mas seguindo o mesmo cronograma deste ano as liberações devem acontecer em meados de fevereiro.

O valor máximo do PIS/PASEP deve ser de 1 salário mínimo do próximo ano para aqueles que trabalharam por 12 meses em 2021, o que segundo o Orçamento de 2023 será de R$ 1.302. A quantia, no entanto, pode mudar caso o novo presidente eleito, Luís Inácio Lula da Silva (PT) aprove um novo piso salarial. 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile