Mudanças no Novo FIES devem começar a ser aplicadas na seleção do primeiro semestre do próximo ano. Programa já beneficiou centenas de estudantes em todo o país. Com ele é possível pagar as mensalidades apenas após a conclusão do curso de nível superior.
Podem participar do FIES aqueles estudantes que fizeram o ENEM a partir de 2010 e tiraram média mínima de 450 nas cinco áreas do conhecimento e superior a zero na redação. Além disso, é necessário ter renda mensal per capita de 1 até 3 salários mínimos, ou seja, R$ 3.3 mil.
Novo FIES
O projeto prevê que os financiamentos concedidos terão taxa real zero de juros, para os estudantes com renda familiar per capita de até três salários mínimos.
Inscrição, seleção e cursos
Poderá se inscrever no processo seletivo o candidato que participou do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a partir da edição de 2010 e tenha obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação.
O bolsista parcial do Prouni (Programa Universidade Para Todos) pode se inscrever para financiar a parte da bolsa que não foi coberta pelo programa; mas, precisa atender ao perfil citado acima.
O Fies realiza a seleção por ordem de prioridade, confira abaixo:
- Candidatos que não tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;
- Candidatos que não tenham concluído o ensino superior, mas já tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado;
- Candidatos que já tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;
- Candidatos que já tenham concluído o ensino superior e tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado.
O calendário do FIES 2023 ainda não foi divulgado pelo Ministério da Educação, mas o edital da seleção não deve demorar a ser publicado.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.