TESOURO DIRETO tem IMPORTANTE alteração nas taxas. Confira como investir

Na tarde desta terça-feira (8), os retornos oferecidos pelos títulos do Tesouro Direto operavam em alta. Entre os títulos atrelados à inflação, o destaque foi o Tesouro IPCA+ 2045, com retorno de 5,95%. No dia anterior, a taxa concedida era de 5,89%.

TESOURO DIRETO tem IMPORTANTE alteração nas taxas. Confira como investir
TESOURO DIRETO tem IMPORTANTE alteração nas taxas. Confira como investir (Imagem: Montagem/FDR)

Diante do aumento observado na terça-feira, o título ligado à inflação do Tesouro Direto passou a oferecer um retorno próximo ao registrado em agosto. Na ocasião, a taxa estava acima de 6%.

Com relação aos títulos prefixados do Tesouro Direto, com vencimento em 2025 e 2029, ofereceram retorno acima de 12%. Um dia atrás, a taxa concedida era de 11,88% para os dois títulos.

Ao InfoMoney, o especialista em renda fixa e sócio da Quantzed, Ricardo Jorge, afirma que, pela tarde, o dólar registrou arrefecimento. Segundo ele, isso auxiliou o mercado de juros — na curva de juros DI e no Tesouro Direto.

O especialista explica que a piora dos mercados de câmbio e de juros é explicada pelas dúvidas relativas aos nomes cogitados para integrar o ministério da Economia durante o mandato de Lula.

Ricardo também cita que são preocupantes as incertezas relativas à PEC da transição. Isso por conta de não se saber o tamanho do orçamento e da licença para gastar para que progridam os programas sugeridos.

Estas foram as taxas oferecidas pelos títulos do Tesouro Direto na tarde desta terça-feira:

Renda Fixa vs Variável: Qual a melhor opção para pequenos investimentos?

Como investir no Tesouro Direto

O investimento no Tesouro Direto pode ser realizado por qualquer pessoa que tenha um CPF e uma conta bancária, poupança ou corrente. Para isso, basta seguir estes passos:

  1. Simule o investimento: escolhe o título ideal entre os disponíveis no Tesouro Direto.
  2. Realize o cadastro: o cadastro no Tesouro Direto precisa ser feito diretamente nas corretoras e bancos habilitados.
  3. Transfira valores: a pessoa tem a opção de transferir a quantia que deseja aplicar da conta bancária para a conta na instituição em que o cadastro no Tesouro Direto foi realizado.
  4. Comece a aplicar: o investimento pode ser realizado pela plataforma da instituição em que o cadastro foi efetuado, pelo portal ou pelo aplicativo oficial do Tesouro Direto.

Confira a calculadora de investimento do FDR:

Silvio SuehiroSilvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile