PIS/PASEP: o atual pagamento é referente a que ano base? Entenda o calendário

O pagamento do PIS/PASEP acontece todos os anos, o abono salarial é um benefício para os trabalhadores com registro em carteira. Aqueles que são considerados como de baixa renda porque recebem até dois salários mínimos, ganham acesso a uma quantia extra de até 1 salário. O abono é visto por muitos como um 14° salário, e neste ano tem sido pago para um grupo específico.

PIS/PASEP: o atual pagamento é referente a que ano base? Entenda o calendário
PIS/PASEP: o atual pagamento é referente a que ano base? Entenda o calendário (Imagem: FDR)

O PIS (Programa de Integração Social) é relativo ao trabalhador que atua em empresa privada. Enquanto isso, o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) faz o pagamento daqueles que atuam no serviço público. Neste ano de 2022, o abono do PIS/PASEP não seguiu a regra tradicional de beneficiar apenas quem trabalhou no ano anterior.

Em 2020 quando a crise financeira da pandemia de Covid-19 fez com que diversos setores fossem afetados, o governo federal lançou o BEm (Benefício Emergencial). Por meio deste programa foi possível que parte do salário dos trabalhadores privados fosse pago pelo poder público.

Para bancar o BEm o governo usou os recursos do PIS/PASEP, por conta disso o calendário de pagamentos do abono salarial acabou sendo reformulado. Neste ano de 2022 o depósito do benefício aconteceu para um grupo inicialmente, e mais tarde para grupos retroativos.

Quem recebeu o PIS/PASEP em 2022?

Dando continuidade ao calendário de pagamentos do PIS/PASEP depois do atraso do ano passado, em 2022 o repasse aconteceu para:

  • Quem trabalhou no ano de 2019, mas não fez o saque em 2021;
  • Quem trabalhou no ano de 2020;
  • Quem trabalhou de 2016 a 2020, neste caso o pagamento é retroativo.

Isso significa que de maneira regular o pagamento de 2022 é referente ao ano base 2020, isto é, daqueles que atuaram durante o ano de 2020. Mas para os que atuaram em anos anteriores ganham a chance de fazer o saque retroativo.

Regras para receber o abono salarial

Será preciso cumprir com algumas regras bem específicas para ter acesso ao PIS/PASEP de 2022. Como:

  • Ter atuado por no mínimo 30 dias no ano base;
  • Ter recebido no máximo dois salários mínimos por mês;
  • Estar registrado no PIS há pelo menos cinco anos;
  • Ter sido declarado no RAIS da empresa.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com