Enem 2022: documentos, horários, números de questões e demais informações que você precisa saber

Os estudantes brasileiros já estão na contagem regressiva para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. As provas, divididas em dois dias, serão aplicadas nos domingos 13 e 20 de novembro. Cerca de 3,4 milhões de pessoas se inscreveram para realizar o Enem 2022.

ENEM 2022: Inep faz CORREÇÕES e prova terá apenas itens INÉDITOS. Entenda o que isso significa
ENEM 2022: Inep faz CORREÇÕES e prova terá apenas itens INÉDITOS. Entenda o que isso significa (Imagem: FDR)

Com as notas do Enem, o estudante pode concorrer a vagas em instituições de ensino superior públicas e privadas de todo o Brasil. Algumas universidades de outros países também aceitam a nota do Enem em seus processos seletivos. Instituições de Portugal, Canadá, França e Inglaterra reconhecem o exame como determinante nas suas seleções de estudantes.

No Brasil, as notas do Enem podem ser aplicadas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no Programa Universidade Para Todos (Prouni), no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e também em processos seletivos de instituições de ensino superior privadas.

Confira nesta matéria as informações que você não pode deixar de saber antes da prova. Datas, horários, número de questões, documentos necessários e o que não se deve levar nos dias de prova do Enem.

Como no ano passado, neste ano também será aplicada a prova em versão digital, nos mesmos dias da versão impressa. O Enem digital não é feito na casa do inscrito, mas no local indicado Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inepe), assim como a prova impressa, seguindo os mesmos horários e regras.

Datas e horários do Enem 2022

13 de novembro (domingo)

Serão aplicadas as provas de Linguagens (40 questões de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol) e Ciências Humanas (45 questões) e a redação. Neste primeiro dia, os portões serão abertos às 12h, fechados às 13h e a prova começa às 13h30. O limite para entregar o cartão de respostas é às 19h.

20 de novembro (domingo)

No segundo dia, serão aplicadas as provas de Matemática (45 questões) e de Ciências da Natureza (45 questões). Novamente, os portões abrem às 12h, fecham às 13h e os estudantes começam a responder as questões às 13h30. O término da prova será mais cedo que no primeiro dia, às 18h30.

Como ver o local de prova do Enem 2022

Para consultar o local onde fará a prova e outras informações sobre o Enem 2022, o estudante inscrito deve acessar o Cartão de Confirmação que está disponível no site https://enem.inep.gov.br/participante/. Além do endereço, o Cartão também informa o idioma estrangeiro escolhido, se foi solicitado atendimento especializado e as datas do exame.

O que NÃO pode levar para o local da prova do Enem 2022?

  • Cigarros, bebidas alcoólicas e/ou drogas ilícitas;
  • Bonés, Chapéus, viseiras, gorros e óculos escuros não poderão ser usados nos locais de prova;
  • Celulares, calculadoras e qualquer outro aparelho eletrônico deve ser desligado e guardado no porta-objetos distribuído na entrada da sala. Caso qualquer aparelho emita algum som durante a prova, o participante será automaticamente eliminado.

O que levar no dia da prova do Enem 2022?

  • RG ou outro documento de identificação oficial com foto (ex.: Carteira Nacional de Habilitação, e-Título);
  • Cartão de Confirmação de inscrição (não é obrigatório, mas é indicado pelo Inepe);
  • Caneta esferográfica preta revestida com material transparente;
  • Máscara de proteção facial (obrigatória apenas em lugares onde é exigido o uso em locais fechados);
  • Água mineral em garrafa transparente e sem rótulo;
  • Lanche.

Dicas para fazer um bom Enem 2022

  • Checar com antecedência o local de prova e, se possível, fazer o trajeto que fará no dia da prova para evitar atraso;
  • Separar com antecedência os documentos e itens que levará no dia da prova;
  • Ter pelo menos 8 horas de sono na noite anterior ao dia da prova;
  • Escolher roupas e sapatos confortáveis;
  • Deixar um bom tempo para preencher com atenção e conferir o Cartão de Respostas.

Emília PradoEmília Prado
Jornalista graduada pela Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência com redação publicitária e jornalística, com passagem pelo Diario de Pernambuco e Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. No portal FDR, é redatora na editoria de renda e direitos sociais.