Vai fazer compras na Black Friday? Conheça os melhores comparadores de preços

Pontos-chave
  • Dezenas de comércios vão oferecer um mesmo produto nesta Black Friday;
  • Para economizar o mais indicado é comparar o preço dos produtos antes de adquiri-lo;
  • Conheça plataformas que permitem essa comparação de forma online.

Na última sexta-feira do mês de novembro o comércio brasileiro passa a aplicar promoções em nome da Black Friday. Os consumidores esperam todo o ano para que neste dia em especial possam adquirir produtos super desejados, mas agora com um desconto considerável. Para saber quanto vai custar o produto que pretende comprar, e como economizar, conheça como e onde comparar os preços. 

Vai fazer compras na Black Friday? Conheça os melhores comparadores de preços
Vai fazer compras na Black Friday? Conheça os melhores comparadores de preços (Imagem: Montagem/FDR)

No dia 25 de novembro acontece a edição da Black Friday de 2022, neste dia os comércios varejistas reservam para liberar as principais promoções. Os descontos valem para diferentes produtos, como: roupas, calçados, acessórios, eletrônicos, pacotes de viagens, planos de assinatura, e tantos outras. Além de ser uma oportunidade para o consumidor é também para o empresário. 

Depois de dois anos de pandemia as expectativas são de que um evento como a Black Friday possa agitar o setor econômico dos setores mais atingidos com a crise financeira. De acordo com uma pesquisa feita pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), sete em cada dez lojistas estão otimistas com as vendas para essa data.

A mesma pesquisa mostrou que pelo menos no comércio mineiro as expectativas são de um aumento de 59,2% nos volumes de estoque, injetando 2,06 bilhões na economia da capital, Belo Horizonte, retomando o nível pré-pandemia (2019). Para alavancar as vendas, algumas empresas inclusive possibilitam as compras com desconto dias antes da data oficial.

Produtos mais comprados na Black Friday

Além da temporada de Black Friday anteceder a temporada de festas do fim de ano, principalmente com as vendas de Natal que são importantes para movimentação do comércio, neste ano de 2022 também haverá a Copa do Mundo.

Informações da pesquisa feita pela Perfect Match, Google e Offerwise, mostram que 66% dos brasileiros pretendem comprar algum produto ou serviço pensando na Copa. Entre eles, televisões e smartphones, o que deve fazer a procura e a oferta desses dois itens aumentarem.

Também devem ser procurados os seguintes produtos:

Black Friday: Como não cair em golpes e realmente economizar nas compras

Comparar de preços Black Friday

Confira a seguir onde e como o consumidor pode comparar o preço de determinados produtos da Black Friday. Dessa forma, conseguirá economizar na compra dos itens e evita cair em ciladas.

Especializado em produtos do meio eletrônico, o TechTudo dá ao consumidor a oportunidade de comparar os valores de celulares, TVs, jogos, notebooks, entre outros itens. No campo de busca além de selecionar o tipo de produto desejado, também é possível informar a marca e as especificações.

Famoso portal comparador de preços, o Zoom garante que é realizada uma pesquisa sobre cada loja antes de fazer a indicação. Foi criada uma aba específica para buscas relativas a Black Friday, onde é possível fazer a pesquisa por categorias ou diretamente pelo produto desejado na barra de busca. Também há versão para aplicativo.

Um dos diferenciais do sistema do Buscapé é a possibilidade de conseguir adquirir produtos de pequenos varejistas, além de oferecer o cartão Buscapé que não possui anuidade e garante 2% de cashback nas compras. A pesquisa é bem simples e acontece por categoria ou barra de busca.

A ferramenta do JáCotei tem recursos como gráfico com variação de preço de cada produto, alerta de preço e criação de lista de desejos. Um dos atrativos é que desde a sua página inicial já ficam disponíveis as lojas com promoção e melhores ofertas.

Este não é um site, mas um plugin que deve ser instalado e que permite a comparação de preço de um determinado produto em diferentes lojas. Sempre que o consumidor acessar o site dos principais centros de comércio do país o sistema reconhece as informações e vai comparando conforme o cliente navega.

Sem a necessidade de instalar qualquer programa ou acessar um site específico, ao fazer uma busca no site do Google a própria plataforma mostra onde é possível encontrar aquele produto para compra online. Na opção “Google Shopping” o consumidor consegue ainda comparar os valores. Mas atenção, porque é feita uma junção de todos os portais que fornecem aquele item, sem considerar se ele é falso ou confiável.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile