PIS/PASEP de quem trabalhou em 2022 vai ser pago em 2023? Veja as previsões dos depósitos

Neste ano de 2022 o PIS/PASEP fez o pagamento do abono de no máximo 1 salário mínimo para quem trabalhou no ano base 2020. A quantia foi liberada pela Caixa Econômica e para o Banco do Brasil, mas está com o cronograma atrasado. As expectativas agora são em relação a data em que o abono salarial referente ao ano base de 2022 será distribuído aos trabalhadores.

PIS/PASEP de quem trabalhou em 2022 vai ser pago em 2023? Veja as previsões dos depósitos
PIS/PASEP de quem trabalhou em 2022 vai ser pago em 2023? Veja as previsões dos depósitos (Imagem: FDR)

Depois dos recursos do PIS/PASEP terem sido repassados para o pagamento do BEm (Benefício Emergencial), programa que financiou parte do salário dos funcionários privados, o calendário do abono foi modificado. Desde 2020 o repasse do benefício sofreu mudanças, e por isso neste ano aqueles que atuaram em 2020 é que receberam a quantia.

O máximo a ser pago por trabalhador é de 1 salário mínimo do ano vigente, neste caso de R$ 1.212 que é o atual piso federal. O piso deste programa é de R$ 101, disponibilizado para quem atuou por no mínimo 30 dias no ano base. Neste ano também estão recebendo aqueles que trabalharam de 2016 a 2020.

A dúvida agora é em relação ao pagamento do PIS/PASEP em 2023, e sobre quais os grupos que serão beneficiados no próximo ano. O presidente eleito, Luís Inácio Lula da Silva (PT), ainda não trouxe informações sobre qual seu plano de governo em relação a este benefício.

Regras para receber o PIS/PASEP

Existem algumas regras bem específicas que determinam quem pode receber o PIS/PASEP. O pagamento é feito por intermédio do Ministério do Trabalho e Previdência, órgão que vai analisar os dados dos trabalhadores antes de liberar a quantia referente ao seu benefício.

É preciso cumprir com as seguintes exigências:

Quem vai receber o abono salarial em 2023?

Nenhum calendário oficial sobre o PIS/PASEP de 2023 foi liberado. Existem dois grupos que ainda não receberam o pagamento do abono salarial e que podem ser beneficiados no ano seguinte:

No entanto, para liberar a quantia em cota dupla referente a dois anos bases, o governo federal deve ter em seus cofres e orçamento valor suficiente. É justamente esse ponto que pode impossibilitar a liberação dos dois grupos em um único ano. Será preciso aguardar as informações oficias divulgadas em breve.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile