Depois do Ministério Público (MP) ter solicitado a suspensão do consignado pelo Auxílio Brasil na Caixa Econômica Federal, o Tribunal de Contas da União (TCU) barrou este pedido na última sexta-feira (4). De acordo com informações compartilhadas pelo TCU, não foram encontradas irregularidades neste serviço que pudesse justificar sua suspensão. A decisão foi liberada por Aroldo Cedraz, e agora a Caixa Econômica volta a liberar o crédito.
O pedido do MP é bem específico e cita que a Caixa Econômica Federal aplicou medidas de abuso ao conceder o empréstimo consignado pelo Auxílio Brasil em época de campanha eleitoral. No entanto, depois de uma análise do TCU e o envio de documentação do banco público, Cedraz concluiu que a instituição seguiu todas os ritos necessários e por isso confirma a viabilidade do produto.
O ministro também disse que a Caixa seguiu para esse público todas as regras que já é habituada a adotar para o crédito financeiro que costuma oferecer. E embora os promotores do MP tenham questionado a possibilidade de aumento de endividamento das famílias ao contratar o empréstimo, o TCU não achou que há necessidade de suspender o serviço.
“Afastaram por completo a suposta irregularidade quanto a não observância de procedimentos operacionais ou de análises de risco essenciais e prévios à decisão de ofertar o empréstimo consignado aos beneficiários do Auxílio Brasil”, disse Cedraz.
Como pedir consignado pelo Auxílio Brasil na Caixa
No dia 1° de novembro a Caixa emitiu uma nota oficial informando que o empréstimo consignado pelo Auxílio Brasil está temporariamente suspenso. De 1 a 14 de novembro não é possível pedir o crédito financeiro no banco, por conta de uma atualização de sistemas que conta também com a Dataprev.
A informação é de que as solicitações do consignado pelo Auxílio Brasil poderão ser feitas a partir das 07h00 do dia 14 de novembro. O cliente interessado pode fazer o pedido nas agências da Caixa, casas lotéricas, ou no App Caixa Tem, dessa forma:
- Acesse o Caixa Tem e faça login;
- Selecione “Consignado do Auxílio Brasil”;
- Clique em “Simular e contratar”;
- Preencha as informações necessárias;
- Aguarde o processamento do seu contrato;
- O dinheiro será depositado na conta poupança.
O banco tem demorado em média cinco dias para liberar o crédito na conta. O valor máximo da parcela é de R$ 160 por 24 meses, com juros de 3,45% ao mês, todas essas informações são passadas pelo banco antes de finalizar o contrato.