Os aposentados do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) recebem desde o início do ano um calendário com a previsão dos pagamentos de cada mês. Porém, muitos segurados que se programam de acordo com o calendário estão sendo prejudicados com parcelas atrasadas das suas aposentadorias ou auxílios.
O sistema onde são registrados os dados dos beneficiários é o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), que há meses vem apresentando falhas e atrasando a atualização de dados importantes dos segurados. Esse atraso tem prejudicado diretamente pessoas que têm o direito de receber um benefício do INSS, mas estão sem ver o dinheiro na conta há meses por causa das falhas na ferramenta.
Já foram registradas queixas de segurados que tentaram atualizar seus dados através do site ou aplicativo Meu INSS, mas a alteração não chega ao extrato previdenciário. Imagine que um beneficiário tenha registrado um novo vínculo ou uma mudança de remuneração através do aplicativo, mas as informações não foram registradas no CNIS.
Com a falta de documentos que comprovem a necessidade de um benefício no Cadastro Nacional de Informações Sociais, a autarquia suspende o pagamento das parcelas que são do segurado por direito, mas que no sistema não estão amparadas por provas. Não se sabe quantas pessoas estão deixando de receber seus benefícios por conta dessa falha.
Minha aposentadoria do INSS está atrasada. O que fazer?
Os beneficiários que estão com as suas aposentadorias ou auxílios do INSS atrasados devem ligar para a central de atendimento, o número é 135. Neste contato, o segurado deve informar há quanto tempo está sem receber e, só depois, os documentos enviados pelo site ou aplicativo Meu INSS serão encaminhados para o CNIS.
São justamente os documentos que comprovam vínculos e remuneração que estão “travados” e não entram no sistema quando são enviados pelo beneficiário no site ou no aplicativo do INSS. A coordenadora do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário, Joseane Zanardi, orienta que, para requerer o benefício com algum desses documentos, que seja feito primeiro pelo telefone e, só então, pedir a alteração pelo Meu INSS.