Os consumidores e motoristas do estado do Paraná podem conseguir descontos no valor final cobrado pelo IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores). Para isso, no entanto, será preciso incluir os pontos adquiridos no programa Nota Paraná para reverter no valor final cobrado pelo imposto. Mas é preciso atenção já que o governo do estado limita o período para pedir o desconto.
Já começou o prazo para que os créditos adquiridos no Nota Paraná em descontos no pagamento do IPVA de 2023. Este programa tem por objetivo incentivar que a população informe o número do seu CPF para que seja inserido na nota fiscal de aquisição de produtos e contratação de serviços. Ao fazer isso, o cidadão pode receber em dinheiro parte do ICMS pago no comércio varejista.
Os paraenses também passam a participar de um sistema de sorteio de prêmios em dinheiro, promovido pelo governo do estado. Tudo como incentivo para que não haja sonegação de impostos, e que os consumidores possam ser reconhecidos por meio do seu CPF. O cadastro no Nota Paraná acontece online, no site do programa.
Como o órgão responsável tanto pela cobrança do IPVA como pela organização do Nota Paraná é a Secretaria da Fazenda, houve fusão entre esses sistemas. Dados da instituição mostram que 18,1 milhões de contribuintes têm saldo disponível para que seja revertido em desconto no imposto.
Como abater crédito do Nota Paraná no IPVA
É possível pagar todo o IPVA de 2023 com o saldo em dinheiro acumulado no Nota Paraná, ou fazer pequenos descontos. Dos R$ 164,5 milhões que existem disponíveis, 796 mil pessoas têm crédito de R$ 2 mil que está acumulado e pode ser descontado do tributo estadual.
O cadastramento acontece online, e está permitido até 20 de novembro deste ano. Funciona assim:
- Acesse o site do Nota Paraná e selecione “Acessar” em “Acesso ao sistema”;
- Faça login com CPF e senha, agora clique em “Minha Conta Corrente”;
- Selecione “Transferir crédito para pagamento de IPVA”.
Os sistemas do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) estão interligados a esse canal, por isso não é preciso informar o número de Renavam do automóvel. Justamente por conta disso o abatimento é válido apenas para os veículos em nome do cidadão cadastrado no Nota Paraná.