Black Friday: veja como AUMENTAR as vendas da sua marca através do marketing digital

Empreendedores e consumidores se preparam para mais uma edição da Black Friday. No próximo dia 25, a maior data de promoções do mercado mundial realiza mais uma super edição de descontos. Para quem vai lançar seu produto no mercado, é preciso de destacar nas vendas online. Abaixo, trouxemos um especialista para te dar dicas que vão aumentar o lucro.

Black Friday 2022: METADE dos consumidores pretendem gastar MAIS do que no ano passado
Black Friday: veja como AUMENTAR as vendas da sua marca através do marketing digital (Imagem: Montagem/FDR)

Vai viver a Black Friday pela primeira vez com a sua marca no mercado? Fique atento!! Atualmente, mais do que ofertar boas promoções, é preciso acertar nas estratégias digitais. Uma boa comunicação no online pode te garantir lucros inimagináveis.

No entanto, nem todo mundo é especialista em marketing. Pensando nisso, o FDR convidou Beatriz Ambrosio, especialista em marketing digital, para reunir uma série de dicas que deverão impactar diretamente no seu número de vendas. 

Em entrevista exclusiva ao portal, ela fala sobre descontos, comunicação online e muito mais. Confira:

O que o micro e pequeno empreendedor deve fazer para aproveitar a Black Friday e vender mais utilizando os meios digitais?

O planejamento para Black Friday é fundamental e já deveria ter sido iniciado. Por isso, agora, é correr contra o tempo para selecionar ofertas com preços atrativos, investir em propagandas nas redes sociais e buscadores e o mais importante: retomar a conversa com aqueles cliente fiéis para comunicar as promoções que serão feitas.

Qual deve ser a estratégia? Existe uma fórmula perfeita para atingir o público em um mercado tão concorrido?

A fórmula perfeita não existe e ela pode variar bastante de acordo com o produto ou serviço, mas o que vale mesmo é apostar em uma promoção de verdade, aquela com um bom desconto, condições facilitadas de pagamento e entrega, enfim, tudo que faz o olho do consumidor brilhar.

A concorrência na Black Friday é maior, mas o número de clientes também, por isso, aposte na comunicação assertiva com o seu público, entenda quais os hábitos dele navegando on-line e esteja onde ele está.

Como os pequenos empreendedores podem competir com as grandes marcas durante a Black Friday?

Infelizmente, a Black Friday está cheia de falsos descontos e desrespeito com o código de defesa do consumidor. Sai na frente aquele empreendedor que aposta em descontos reais, comunicações assertivas e um pós-venda de qualidade para os clientes. Isso é uma ótima estratégia de fidelização para futuras promoções. Anúncios com cores vibrantes e mensagens curtas ganham destaque.

O que vale mais: focar no cliente que já te conhece e está mais perto, ou investir em novos clientes e ampliar o alcance da marca?

Os dois são muito válidos e não é preciso escolher um só lado, nas redes sociais o alcance é muito maior e conseguimos garantir que novos clientes entre em contato com a marca enquanto anunciamos promoções para clientes que já compraram. Para garantir que está tendo um bom alcance aposte em anúncios nas redes sociais e grupos de grupo e venda.

Como chamar a atenção do cliente nas redes sociais?

Anúncios com cores vibrantes e texto curto ganham a atenção do cliente. Vídeos curtos e que remetem a temas falados nas redes sociais também ganham um ótimo destaque. Mas é importante estar atento: os conteúdos só fazem sentido se estiverem onde o cliente em potencial está, por isso, não deixe de pesquisar onde faz mais sentido trabalhar as suas promoções.

Como deve ser feito o planejamento para as divulgações desses empresários?

O ideal é que o planejamento da Black Friday comece logo no início do segundo semestre. É importante monitorar preço da concorrência, melhores canais de anúncio, testar a comunicação, preparar a comunicação e condições especiais para clientes já fidelizados. Para quem foi olhar para o tema só início de novembro: foque em uma comunicação assertiva e chamativa.

Vale a pena impulsionar os posts? Como escolher o melhor conteúdo para ser impulsionado?

Vale a pena sim, basta ter atenção na segmentação dos clientes para garantir que o anúncio tenha o efeito desejado e não desperdice cliques. Além disso, uma comunicação assertiva, breve e com cores chamativas podem ser valiosos; vídeos curtes e legendados também não devem ser deixados de lado.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.