Pelo menos 441.447 contribuintes devem receber crédito referente ao lote residual do Imposto de Renda, a soma de R$ 800 milhões serão distribuídos nesta segunda-feira (31). A Receita Federal informou que o valor referente a este lote será depositado na conta corrente do contribuinte que foi informada na declaração do imposto já enviada.
Nesta segunda-feira, 31, mais de 471 mil pessoas recebem na sua conta corrente o valor referente ao lote residual do Imposto de Renda. Este pagamento é referente a população que caiu na malha fina, isto é, ficou com a sua declaração retida porque haviam erros, mas depois corrigiu o documento. Após uma nova análise da Receita Federal finalmente liberou a restituição para esse grupo.
A restituição é paga para quem deduziu impostos, informou quais foram seus gastos durante o ano e assim conseguiu descontos no seu Imposto de Renda. No entanto, quando o documento foi enviado com erros a Receita retém esse pagamento e somente libera após a correção.
Quando o contribuinte não recebe a restituição nos lotes habituais pagos durante o ano, ele provavelmente caiu na malha fina, mas para ter certeza basta fazer a consulta. Em caso afirmativo, será preciso enviar uma nova declaração de retificação no mesmo canal em que o primeiro documento foi enviado.
Quem vai receber o lote residual do Imposto de Renda?
Os R$ 800 milhões referentes ao lote residual do Imposto de Renda deverão ser distribuídos para 441.447 contribuintes. De acordo com a Receita Federal, tratam-se de:
- 6.483 são idosos acima de 80 anos;
- 54.365 são idosos entre 60 e 79 anos;
- 5.516 são pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 23.070 são pessoas cuja maior fonte de renda é o magistério;
- 382.013 contribuintes não prioritários.
E claro, pessoas que não foram beneficiadas com os lotes comum de restituição durante o ano de 2022, quando o pagamento aconteceu de maio a setembro.
Consulte se vai receber
Para consultar se tem direito ao lote residual do Imposto de Renda, o cidadão pode usar os canais da Receita Federal. São eles:
- Site da Receita Federal, em “Meu Imposto de Renda” depois “Consultar a restituição”;
- App Receita Federal;
- App Meu Imposto de Renda.
O valor fica disponível para resgate em até um ano no Banco do Brasil.