A eleição presidencial do último domingo (30) consagrou Lula presidente do Brasil. Luís Inácio Lula da Silva conquistou 50,90% dos votos, contra 49,10% do adversário, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL). Este será o terceiro mandato de Lula, eleito presidente em 2002 e 2006.
Nos debates e durante toda a sua campanha, Lula relembrou ao povo brasileiro os avanços conquistados durante o período em que governou o Brasil. Nos oito anos com Lula presidente, foram aplicadas medidas que melhoraram o poder de compra das classes mais pobres, como o aumento anual do salário mínimo e os programas sociais Bolsa Família e Farmácia Popular.
Para o novo governo que se inicia no dia 1º de janeiro de 2023, Lula e Geraldo Alckmin, vice-presidente da chapa, trarão de volta alguns programas já conhecidos pelos brasileiros. Pensando em recuperar a economia do país, o presidente eleito promete também novas medidas.
Conheça as propostas de Lula presidente para a economia
Lula se compromete a retomar o Bolsa Família, auxílio mensal de 600 reais para as famílias mais pobres com adicional de 150 reais por criança de até 6 anos. Em seu discurso de vitória, o presidente eleito reforçou que o seu principal desafio, mais uma vez, será combater a fome. Dados da Rede Benssan apontam que 33 milhões de brasileiros passam fome atualmente.
Outra forte proposta do governo Lula para recuperar a economia é o reajuste do salário mínimo acima da inflação. Também afetará diretamente na renda e no poder de compra dos trabalhadores o programa Imposto de Renda Zero. O presidente eleito propõe isenção do Imposto de Renda na faixa de até 5 mil reais e desconto para a classe média.
O novo governo que assumirá no próximo ano tem o plano de negociar as dívidas das famílias que recebem até três salários mínimos. Batizado como Desenrola Brasil, o programa tem como objetivo limpar o nome desses brasileiros que estão no SERASA e SPC para reaquecer a economia.
Para as micro e pequenas empresas, o programa Empreende Brasil pretende criar novas linhas de crédito para os pequenos empreendedores. Lula ainda inclui no seu plano a retomada do Cartão de Crédito do BNDES, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.