Banco Inter terá novidade IMPORTANTE nas TRANSFERÊNCIAS BANCÁRIAS

O Inter passará a atuar como iniciador de pagamentos, permitindo que os clientes do banco consigam transferir valores depositados em outros bancos para o Inter sem precisar sair do app. A partir disso, o Inter se junta com outras instituições como Banco do Brasil, Bradesco e Itaú.

A novidade foi disponibilizada na parte Open Finance do app do Inter, onde o cliente pode indicar a quantia que deseja transferir e de qual instituição. No final da operação, o usuário será direcionado para o aplicativo do banco de origem somente para conformar a operação.

Esse tipo de transferência é autorizada através do iniciador de pagamentos, ferramenta do Open Finance elaborada pelo Banco Central e que permite que uma instituição autorizada efetue pagamentos em nome do cliente, pulando algumas fases do processo. Outros bancos têm lançado funcionalidades similares.

Segundo o banco Inter, futuramente serão disponibilizadas outras maneiras de usar a novidade, como para comprar produtos no Inter Shop, marketplace do banco, juntamente com opções de pagamento como cartão de crédito e saldo em conta.

“O Open Finance tem um potencial de usabilidade muito interessante. Usando a funcionalidade ‘Trazer Dinheiro’ no Super App do Inter, os clientes podem trazer recursos de outras contas para o Inter e aproveitar todos os benefícios em shopping, viagens e investimentos, por exemplo”, disse, através de nota remetida ao E-investdior, o COO do Inter, Ray Chalub.

Itaú libera PIX com saldo de outros bancos 

Os 90 mil colaboradores e os cerca de 30 milhões de clientes pessoa física do Itaú terão acesso a funcionalidades do iniciador de pagamentos. Dividida em duas fases seguidas, a funcionalidade começou a ser disponibilizada no último dia 14 para todos os funcionários do banco. Já a segunda e última fase deve terminar em 14 de novembro e é voltada os clientes pessoa física.

Quando a segunda etapa for finalizada, todos os clientes e funcionários poderão efetuar transferências via PIX no aplicativo do Itaú utilizando saldos disponíveis em outras instituições financeiras. No futuro, esta funcionalidade também será liberada para empresas.

O iniciador de pagamentos otimiza o processo de pagamento, ao levar o usuário de forma automática para finalizar a transação.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.