Desde agosto desse ano tem sido pago o Auxílio Caminhoneiro, são parcelas que vão durar até dezembro deste ano com valor de R$ 1 mil cada uma. No entanto, aqueles que não foram beneficiados nas primeiras parcelas podem recorrer para ter acesso aos demais pagamento. O Ministério do Trabalho e Previdência solicita que os interessados façam autodeclaração até dia 7 de novembro para receber a quinta parcela.
A próxima parcela do Auxílio Caminhoneiro será paga no dia 19 de novembro, sendo a penúltima do ano de 2022. O benefício foi criado no governo de Jair Bolsonaro (PL) como uma forma de compensação pelos altos gastos com combustíveis dos profissionais de carga autônomos. Esse auxílio também fez parte de uma estratégia do atual presidente para tentar a reeleição.
Foram pagos com o benefício de R$ 1 mil os profissionais de transporte que estão com a situação cadastral “Ativo” no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTR-C). Desde que o CPF e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) estivesse em situação regular também.
Aqueles que não cumpriram com os requisitos, principalmente relativo a situação com o RNTR-C e com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), puderam se regularizar ao longo dos meses. Para isso, foi preciso preencher a autodeclaração para que o sistema reconheça o profissional como apto ao recebimento do Auxílio Caminhoneiro.
Como saber se tenho direito ao Auxílio Caminhoneiro
Aqueles que ainda não foram beneficiados com nenhuma parcela do Auxílio Caminhoneiro, e ainda têm dúvidas sobre o direito ao pagamento, podem consultar seu registro. Para isso, existem alguns canais online disponíveis para verificação:
- Consulta pública da ANTT – informando dados do transportador ou do seu veículo;
- Site do Ministério do Trabalho e Previdência – acesse a opção “benefício caminhoneiro”;
- RNTR-C digital – onde é possível atualizar os dados cadastrais.
Como enviar a autodeclaração
A fim de conseguir a penúltima parcela do Auxílio Caminhoneiro depositada em 19 de novembro na conta poupança do Caixa Tem, os interessados devem enviar a autodeclaração. O envio pode ser feito em dois canais:
Portal Emprega Brasil:
- Acesse o portal e faça login no Gov.br;
- Clique em “Benefício TAC- Taxista”;
- Clique no símbolo de olho presente no canto direito da página, em seguida selecione “Fazer autodeclaração”;
- Digite o código Renavam de pelo menos um dos veículos em nome do caminhoneiro e dê continuidade.
App Carteira de Trabalho Digital
- Acesse o App e faça login no Gov.br;
- Em “Benefícios”, selecione “Benefício TAC- Taxista”;
- Clique em “Auxílio caminhoneiro”, e depois “Fazer autodeclaração”;
- Digite o código Renavam de pelo menos um dos veículos em nome do caminhoneiro e dê continuidade.
Depois do pagamento em 19 de novembro, a última parcela será depositada em 10 de dezembro.