No dia 30 de outubro, próximo domingo, acontece o segundo turno das eleições 2022. Na data em questão, os eleitores brasileiros serão responsáveis por desempatar a disputa entre dois grandes rivais, Lula e Bolsonaro.
Independentemente do resultado, o presidente da República eleito nas eleições 2022 assume o cargo no dia 1º de janeiro de 2023. Porém, a partir da eleição de 2026, a data de posse será adiada para o dia 6 de janeiro do ano seguinte ao pleito eleitoral.
Lembrando que as eleições 2022 também escolheram os próximos representantes para os cargos de senadores, governadores, deputados estaduais e deputados federais.
No mesmo dia da posse do chefe do Executivo Federal, os governadores também assumem o cargo. Deputados tomam posse apenas no dia 1º de fevereiro de 2023.
Ordem de votação no 2º turno das eleições
Em 12 unidades federativas, o eleitorado votará em dois cargos. Primeiro, a pessoa deverá digitar na urna eletrônica o número do candidato a governador. Depois, digitará o número de quem escolheu para Presidente da República.
Confira, a seguir, quem disputará o pleito eleitoral para os governos estaduais no 2º turno das eleições:
- Alagoas: Paulo Dantas (MDB) x Rodrigo Cunha (União);
- Amazonas: Wilson Lima (União) x Eduardo Braga (MDB);
- Bahia: Jerônimo Rodrigues (PT) x ACM Neto (União);
- Espírito Santo: Renato Casagrande (PSB) x Manato (PL);
- Mato Grosso do Sul: Capitão Contar (PRTB) x Eduardo Riedel (PSDB);
- Paraíba: João Azevêdo (PSB) x Pedro Cunha Lima (PSDB);
- Pernambuco: Marília Arraes (Solidariedade) x Raquel Lyra (PSDB);
- Rio Grande do Sul: Onyx Lorenzoni (PL) x Eduardo Leite (PSDB);
- Rondônia: Coronel Marcos Rocha (União) x Marcos Rogério (PL);
- Santa Catarina: Jorginho Mello (PL) x Décio Lima (PT);
- São Paulo: Tarcísio de Freitas (Republicanos) x Fernando Haddad (PT);
- Sergipe: Rogério Carvalho (PT) x Fábio (PSD).
Nos outros estados, a exemplo das cidades no exterior, a votação será apenas para presidente. Em oito municípios brasileiros terão eleições suplementares no mesmo dia 30. Nessas cidades, as eleitoras e os eleitores também vão eleger novos prefeitos e vice-prefeitos.
Portanto, apenas nessas localidades, as pessoas terão de votar em três cargos, nesta ordem: governador, presidente e prefeito. É o caso das seguintes cidades:
- Cachoeirinha (RS);
- Canoinhas (SC);
- Cerro Grande (RS);
- Entre Rios do Sul (RS);
- Joaquim Nabuco (PE);
- Pesqueira (PE);
- Pinhalzinho (SP);
- Vilhena (RO).
A nova votação foi convocada porque os prefeitos eleitos em 2020 tiveram o mandato ou o registro cassados pela Justiça Eleitoral. Os que forem escolhidos no dia 30 vão administrar cada município pelos próximos dois anos.