Falta menos de uma semana para o segundo turno das eleições de 2022. No próximo domingo(30) milhares de eleitores irão às urnas votar em favor de seus candidatos. Em algumas localidades, a escolha é para dois cargos, em outras apenas para presidente da República.
Mais de 156 milhões de eleitores e eleitoras têm a possibilidade de retornar às urnas para decidir os cargos. Nas eleições deste domingo as opções de escolha para presidente estão entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Messias Bolsonaro (PL).
O horário da votação de domingo segue o mesmo cronograma do primeiro turno. Os horários seguirão o fuso de Brasília, tendo início às 8 horas da manhã no domingo, e encerrando as atividades às 17 horas. É importante que moradores de locais que funcionam fora desse padrão estejam atentos. Em algumas áreas o horário foi antecipado, e em outras foi atrasado.
Além dos votantes que residem no Brasil, outras 181 localidades estarão disponíveis para eleitores que residem fora do país. Para este público só está disponível o voto para o cargo da presidência.
Porém, nem em todo o território brasileiro a eleição de domingo revelará apenas um novo eleito. Em 12 unidades federativas do país, os cidadãos portadores de título eleitoral deverão escolher também seu candidato para o cargo de governador.
Eleições de domingo podem definir dois cargos
Em alguns estados do Brasil, o primeiro turno das eleições, que incluiu mais 4 cargos além da presidência, não selou os eleitos para governador. E por isso, será necessário realizar um segundo turno entre os mais votados daquela localidade.
Nestes estados, a votação realizará a decisão entre os candidatos que seguiram para o segundo turno. Confira a lista dos estados que cumprirão esse direito na decisão de duas funções, uma estadual e outra federal:
- Alagoas: Paulo Dantas (MDB) x Rodrigo Cunha (União)
- Amazonas: Wilson Lima (União) x Eduardo Braga (MDB)
- Bahia: Jerônimo Rodrigues (PT) x ACM Neto (União)
- Espírito Santo: Renato Casagrande (PSB) x Manato (PL)
- Mato Grosso do Sul: Capitão Contar (PRTB) x Eduardo Riedel (PSDB)
- Paraíba: João Azevêdo (PSB) x Pedro Cunha Lima (PSDB)
- Pernambuco: Marília Arraes (Solidariedade) x Raquel Lyra (PSDB)
- Rio Grande do Sul: Onyx Lorenzoni (PL) x Eduardo Leite (PSDB)
- Rondônia: Coronel Marcos Rocha (União) x Marcos Rogerio (PL)
- Santa Catarina: Jorginho Mello (PL) x Décio Lima (PT)
- São Paulo: Tarcísio de Freitas (Republicanos) x Fernando Haddad (PT)
- Sergipe: Rogério Carvalho (PT) x Fábio (PSD)