Aplicativo de controle financeiro GuiaBolso vai ser ENCERRADO. Saiba o motivo

Faz pouco mais de um ano que o PicPay adquiriu o aplicativo de finanças GuiaBolso, pioneiro do Open Finance e umas das primeiras fintechs do país. Agora o aplicativo será oficialmente descontinuado. 

Após a conclusão da integração de todas as ferramentas e serviços do app GuiaBolso, o PicPay irá encerrará-lo no mês que vem. Após isso, os clientes poderão usar apenas ferramentas como organizador de gastos e recebimentos, o monitor de CPF, e outros serviços, dentro do próprio aplicativo do PicPay.

PicPay e GuiaBolso

O PicPay comprou o Guiabolso em julho do ano passado, mirando na enorme quantidade de dados que o aplicativo de finanças tinha reunido e interpretado durante toda sua existência, na estrutura tecnológica para implementação do Open Finance e no marketplace financeiro que tinha sido criado pela plataforma, ofertando especialmente produtos de crédito.

Todos estes produtos e serviços já podem ser utilizados diretamente no aplicativo do PicPay, o que possibilita o encerramento do aplicativo do GuiaBolso. Com isso, aqueles que utilizavam os serviços do GuiaBolso agora podem usá-los diretamente no app do PicPay.

“O próximo passo é fazer com que toda a jornada do usuário esteja mais fácil e personalizada com a tecnologia do Open Finance”, afirmou através de um comunicado à imprensa, Thiago Alvarez, cofundador do Guiabolso e executivo encarregado pelo Open Finance no PicPay.

Na semana que vem, os usuários do GuiaBolso serão comunicados sobre o fim do aplicativo. Quem quiser poderá baixar seus dados na aba “Extrato” e terão acesso a uma planilha com os dados consolidados e categorizados. Todos os dados que foram armazenados no app serão excluídos ou anonimizados, obedecendo as determinações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

O PicPay já aderiu à fase 2 da estrutura oficial do Open Finance, que é liderada pelo Banco Central, e que permite que os clientes que buscam de crédito autorizem o compartilhamento dos dados bancários com objetivo que seu pedido seja reavaliado para obter produtos ou condições melhores em outos bancos.

Por conta disso, o PicPay criou um “hub” para que os usuários possam gerenciar suas autorizações. O PicPay disse ainda que a jornada de consentimentos no app é de mais de 80%, ficando acima da média do mercado.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.