2º turno das eleições: confira os horários, documentos e ordem de votação neste domingo

Pontos-chave
  • Segundo turno das eleições escolhe próximo Presidente da República no dia 30 de outubro;
  • Mais de 156 milhões de eleitores estão aptos a votar em 2022;
  • Brasil possui 94 mil locais de votação em território nacional e outros 181 no exterior.

No próximo domingo, dia 30 de outubro, acontece o 2º turno das eleições. A data representa um marco histórico na política brasileira, pois irá desempatar a disputa presidencial entre dois grandes rivais com ideias extremamente opostos, Lula e Bolsonaro.

No 2º turno das eleições, haverá cerca de 94 mil locais de votação espalhados por todo o Brasil e outros 181 no exterior. Conforme apurado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), existem mais de 156 milhões de brasileiros aptos a votar nas eleições 2022. O montante está distribuído em 2.637 zonas eleitorais e 496.856 seções pelo país e exterior.

O Brasil possui um eleitorado consideravelmente grande, resultado da amplitude do país grande e de regiões tão ricas. Diante de tamanha abrangência, é preciso se atentar a alguns detalhes cruciais para o 2º turno das eleições, que dizem respeito a horário e documentação necessária e ordem de votação. Observe abaixo!

2º turno das eleições: confira os horários, documentos e ordem de votação neste domingo
2º turno das eleições: confira os horários, documentos e ordem de votação neste domingo. (Imagem: FDR)

Horários da votação no 2º turno das eleições 

Os eleitores já podem começar a se preparar para as eleições 2022 que acontecem no próprio domingo buscando os horários de votação, desde regiões urbanas até perímetros rurais. Isso porque, a expansão do Brasil impõe fusos horários em determinadas regiões, nas quais o horário se difere do padrão de referência do horário de Brasília. 

Horário da votação em zonas rurais

Seguindo o padrão baseado no horário de Brasília, a votação nas zonas rurais acontece das 08h às 17h. Neste caso, os cidadãos devem ficar atentos ao transporte que será disponibilizado por algumas prefeituras. 

Horário da votação com fusos horários

Segundo informações da Agência Senado, os horários de votação nos Estados serão:

  • 06h – 15h: Acre e parte do Amazonas; 
  • 07h – 16h: Roraima, Rondônia, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul;
  • 09h – 18h: Fernando de Noronha. 

Horário da votação padrão

Os demais Estados do Brasil vão de acordo com o fuso horário de Brasília, que seguem com o horário de 08h às 17h, como dito anteriormente.

Quais os documentos necessários para votar no 2º turno das eleições?

No dia 2 de outubro, os eleitores brasileiros devem escolher representantes para os cargos de: senador, governador, deputado estadual, deputado federal e presidente da República. Mas para exercer o direito ao voto é crucial que tenham em mãos toda a documentação exigida pela Justiça Eleitoral

No dia da votação, é preciso levar apenas um documento de identificação oficial com foto. Ao contrário do que muitos imaginam, a apresentação do título de eleitor não é obrigatória no dia do pleito, desde que o eleitor saiba a qual zona e seção eleitoral deve se dirigir. Isto é, basta estar em posse de documentos como:

  • RG;
  • CNH;
  • Passaporte;
  • Carteira de Trabalho;
  • Certificado de Reservista.

Esses documentos poderão ser usados ainda que a data de validade esteja vencida. As certidões de nascimento ou de casamento, no entanto, não valem como prova de identidade na hora de votar.

Ordem de votação no 2º turno das eleições

Em 12 unidades federativas, o eleitorado votará em dois cargos. Primeiro, a pessoa deverá digitar na urna eletrônica o número do candidato a governador. Depois, digitará o número de quem escolheu para Presidente da República.

Confira, a seguir, quem disputará o pleito eleitoral para os governos estaduais no 2º turno das eleições:

  1. Alagoas: Paulo Dantas (MDB) x Rodrigo Cunha (União);
  2. Amazonas: Wilson Lima (União) x Eduardo Braga (MDB);
  3. Bahia: Jerônimo Rodrigues (PT) x ACM Neto (União);
  4. Espírito Santo: Renato Casagrande (PSB) x Manato (PL);
  5. Mato Grosso do Sul: Capitão Contar (PRTB) x Eduardo Riedel (PSDB);
  6. Paraíba: João Azevêdo (PSB) x Pedro Cunha Lima (PSDB);
  7. Pernambuco: Marília Arraes (Solidariedade) x Raquel Lyra (PSDB);
  8. Rio Grande do Sul: Onyx Lorenzoni (PL) x Eduardo Leite (PSDB);
  9. Rondônia: Coronel Marcos Rocha (União) x Marcos Rogério (PL);
  10. Santa Catarina: Jorginho Mello (PL) x Décio Lima (PT);
  11. São Paulo: Tarcísio de Freitas (Republicanos) x Fernando Haddad (PT);
  12. Sergipe: Rogério Carvalho (PT) x Fábio (PSD).

Nos outros estados, a exemplo das cidades no exterior, a votação será apenas para presidente. Em oito municípios brasileiros terão eleições suplementares no mesmo dia 30. Nessas cidades, as eleitoras e os eleitores também vão eleger novos prefeitos e vice-prefeitos

Portanto, apenas nessas localidades, as pessoas terão de votar em três cargos, nesta ordem: governador, presidente e prefeito. É o caso das seguintes cidades:

  • Cachoeirinha (RS);
  • Canoinhas (SC);
  • Cerro Grande (RS);
  • Entre Rios do Sul (RS);
  • Joaquim Nabuco (PE);
  • Pesqueira (PE);
  • Pinhalzinho (SP);
  • Vilhena (RO).

A nova votação foi convocada porque os prefeitos eleitos em 2020 tiveram o mandato ou o registro cassados pela Justiça Eleitoral. Os que forem escolhidos no dia 30 vão administrar cada município pelos próximos dois anos

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.