Quais documentos é preciso levar no CRAS para atualizar o Cadastro Único? Nós vamos explicar tudo o que você precisa saber para facilitar o seu atendimento.
O Governo Federal, através do Ministério da Cidadania, está convocando algumas famílias para atualizar o CadÚnico e, dessa forma, continuar recebendo os seus benefícios.
A revisão de dados do CadÚnico e atualização dos registros da família são necessários para evitar a suspensão do pagamento de benefícios sociais. Entre eles, o Auxílio Brasil, mas valendo também para outros como o vale-gás, Tarifa Social ou o BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Quem precisa atualizar o Cadastro Único agora?
De modo geral, o Cadastro Único precisa ser atualizado (no máximo) a cada 2 anos. No entanto, como muitas famílias não atualizaram as informações, o Governo Federal está convocando os cidadãos para realizar o procedimento.
Entre outubro e novembro, por exemplo, precisaram atualizar os dados aqueles cidadãos que estavam com os dados desatualizados desde 2016 e 2017.
A ideia é que as demais famílias sejam chamadas nos próximos meses, até que todos tenham os dados devidamente atualizados.
É importante destacar que sempre que houver troca de endereço, troca de escola das crianças, início do trabalho com carteira assinada de algum membro, nascimento ou morte é preciso atualizar a informação no Cadastro Único.
Quais documentos preciso levar no CRAS?
Você pode fazer a atualização dos seus dados do Cadastro Único pela internet, através do Aplicativo do Cadastro Único. No entanto, será preciso ir até o CRAS com os seguintes documentos:
Para o responsável pela família – RF:
- CPF ou Título de Eleitor;
Para os demais membros da família:
Qualquer um dos documentos de cada uma das pessoas da família:
- Certidão de Nascimento;
- Certidão de Casamento;
- CPF;
- RG;
- Carteira de Trabalho; ou
- Título de Eleitor.