Entrevista do candidato à presidência, Lula, nessas Eleições 2022 chamou a atenção pelos dados divulgados. O presidenciável exagerou quando perguntado sobre o número de estudantes no ensino superior durante a sua gestão.
Na última terça-feira, 18, o candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou do Flow Podcast. O programa alcançou a marca de 1.093.402 webespectadores simultâneos e abordou diversos temas com o candidato nas Eleições 2022.
O que chamou a atenção de quem acompanhou a entrevista foram algumas mentiras/erros contados pelo candidato, entre eles o número de estudantes no ensino superior em seu governo.
Número de estudantes nas universidades durante o governo Lula
Lula revê dois mandatos como presidente do Brasil de 2003 até 2006, e de 2007 até 2011; durante a sua participação no Flow Podcast, ele o foco passou para a educação, o candidato afirmou que:
“Nós saímos de três milhões e meio de estudantes na universidade para oito milhões e meio.”
Acontece que não foi exatamente isso o que aconteceu, em 2002, um ano antes de assumir a presidência, o país registrou 3.479.913 (3,4 milhões) de matrículas no ensino superior, segundo o Censo da Educação Superior, feito pelo Inep.
No entanto, no Lula deixou o cargo de presidente no ano de 2007 e a marca de 8.027.297 (8 milhões) de estudantes no ensino superior foi atingida em 2015 durante o governo de Dilma Rousseff.
Ou seja, foi durante a gestão do PT que o país alcançou a marca de 8 milhões de estudantes no ensino superior, mas, não durante o mandato de Lula; além disso, o número é menor do que os 8,5 milhões citados pelo candidato.
Outro ponto que merece destaque, e que inclusive já foi repetido pelo candidato várias vezes, é o fato de que ele criou o FIES.
Acontece que o Fundo de Financiamento Estudantil foi criado no ano de 1999 durante a gestão de Henrique Cardoso (PSDB), o que o ex-presidente fez foram mudanças no programa, como a diminuição dos juros.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.