Conheças BONS investimentos para você aplicar o seu 13º Salário

O fim do ano está se aproximando e com ele os trabalhadores receberão o 13º salário. Este pagamento pode ser uma ótima maneira de lucro para quem quer investir e obter retorno usando o benefício e entre as opções mais seguras está o Tesouro Direto, programa desenvolvido pelo Tesouro Nacional juntamente com a Bolsa de Valores.

O objetivo do Tesouro Direto é o de democratizar o acesso a investimentos a títulos públicos, onde as pessoas físicas podem adquirir papéis do governo federal a valores  acessíveis, partindo de R$ 30.

A modalidade é parecida ao investimento em títulos privados, onde o investidor empresta dinheiro para uma instituição, no caso do Tesouro Direto é o governo federal que usará  este investimento em programas de desenvolvimento do país e no pagamento de dívidas públicas. O amigo chamariz do TD são os ativos de renda fixa que são segurados no mercado pelo Tesouro Nacional.

Se destacam dentro desta modalidade o Tesouro Selic, que é um título  pós-fixado, que tem sua rentabilidade ligada a taxa SELIC e possui os menores rendimentos, o Tesouro Prefixado que é um investimento considerado mais conservador, onde o investidor está ciente do valor do seu resgate no dia do vencimento e por fim o Tesouro IPCA, ligado ao Nacional de Preços ao Consumidor, isto é, sofre com as variações do mercado e da inflação e é mais recomendada para aqueles que procuram retorno e investimentos a longo prazo, como a aposentadoria, por exemplo.

Renda Fixa vs Variável: Qual a melhor opção para pequenos investimentos?

Riscos

É claro que os investimentos no Tesouro Direto possuem seus riscos, mesmo possuindo uma suposta segurança ligada ao Governo Federal. Situações como venda de um título prefixado ou indexado antes da hora, alterações grandes na economia, a alta inflacionária e a mudança nas taxas SELIC podem influenciar nos ganhos.

O 13º salário pode ser uma ótima forma de conseguir quitar dívidas e ainda uma boa forma de obter dinheiro para quem quer investir.

Ao procurar uma instituição financeira que faça a intermediação da compra de títulos, o investidor pode obter diversas vantagens, entre elas, se preparar para as despesas de início de ano, se organizar financeiramente para emergências, entre outras coisas.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile