13º salário: especialista tira as principais dúvidas sobre o pagamento deste benefício

Trabalhadores recorrem ao 13º salário para aliviar as contas neste fim de ano. Entre o final de novembro e início de dezembro, os cidadãos estarão recebendo o abono salarial. O valor varia de acordo com o salário registrado em contrato, sendo levado em consideração também o tempo de serviço prestado. Abaixo, o FDR trouxe uma advogada trabalhista para tirar suas dúvidas sobre esse benefício. Confira:

13º salário: especialista tira as principais dúvidas sobre o pagamento deste benefício (Imagem: FDR)
13º salário: especialista tira as principais dúvidas sobre o pagamento deste benefício (Imagem: FDR)

Se você está aguardando pelo 13º salário, fique atento. O benefício começará a ser pago no final de novembro e há prazos para recebe-lo pelo seu empregador. Para ter acesso, no entanto, é preciso cumprir algumas regras. Abaixo o fdr trouxe a advogada trabalhista Shynaide Mafra para esclarecer as dúvidas sobre o pagamento. 

Quem tem o direito ao 13º salário?

Empregados com carteira assinada, aposentados, pensionistas e servidores,

Como deve ser realizado o pagamento do 13º salário?

Deve ser pago pelo empregador em duas parcelas: a primeira entre 1º de fevereiro e 30 de novembro; e a segunda até 20 de dezembro.

Quais os descontos legais que podem ser feitos sobre o 13º salário?

IR e pensão se houver, mas somente na segunda parcela.

Tenho direito ao FGTS sobre o valor do 13º?

Sim, há recolhimento sobre as duas parcelas.

Como é feito o cálculo do 13º salário?

O cálculo do 13º salário se dá pela divisão da remuneração integral por 12 e a multiplicação do resultado pelo número de meses trabalhados. Outras parcelas de natureza salarial, como horas extras, adicionais (noturno, de insalubridade e de periculosidade) e comissões também entram nesse cálculo.

Posso solicitar o adiantamento do 13º salário antes de novembro?

Sim, por ocasião das férias, desde Que o funcionário faça o requerimento no mês de janeiro do correspondente ano.

Preciso Trabalhar o Ano Inteiro Para Receber o 13º Salário?

Não, a partir de 15 dias de serviço, o empregado já passa a ter direito de receber o 13° salário.

Tive redução de jornada e salário /meu contrato foi suspenso por conta do Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (bem), vou receber meu décimo terceiro referente aos meses em que estive com o contrato suspenso ou com redução de salário?

Não, receberá a proporção dos meses trabalhados.

O empregador pode pagar integralmente o 13º salário no dia 20?

Não e se a data limite para o pagamento do 13° salário cair em domingo ou feriado, o empregador deve antecipá-lo, estando sujeito a multa. O empregador também estará sujeito a multa se pagar o 13° salário em apenas uma parcela.

Quem está recebendo auxílio-doença tem direito ao 13?

Sim, neste caso quem paga é o INSS.

Consulte aqui o valor do seu 13º salário

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.