Projeto em votação vai criar política nacional de EDUCAÇÃO PARA EMPREGO

Senado Federal deve votar projeto de lei que cria a Política Nacional de Educação para Emprego. Se aprovado, o projeto deve beneficiar centenas de pessoas em todo o país através da geração de emprego e da qualificação profissional.

Projeto em votação vai criar política nacional de EDUCAÇÃO PARA EMPREGO
Projeto em votação vai criar política nacional de EDUCAÇÃO PARA EMPREGO (Imagem: FDR)

Está tramitando no Senado Federal o PL 2.333/2022, que cria a Política Nacional de Educação para o Emprego, de autoria do senador Chico Rodrigues (União-RR). O objetivo do texto é garantir que cursos e programas de educação profissional e tecnológica de nível médio e superior sejam ofertados gratuitamente à população.

Política Nacional de Educação para o Emprego

Pelo texto, o Governo Federal terá a responsabilidade de fazer um mapeamento (local, regional e nacional) das vagas de emprego que não foram preenchidas ainda por falta de mão de obra qualificada.

A oferta de cursos de qualificação profissional gratuitos deverá ser feita de acordo com esse levantamento e feito através de um planejamento de cinco anos.

Para o senador, algumas áreas não são completamente atendidas por leis como a Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional ou o Plano Nacional da Educação. Sendo assim, iniciativas como essa precisam ser adotadas para aumentar o índice de mão de obra qualificada.

“Conforme matéria veiculada no dia 14 de junho de 2021, pelo jornal O Globo, sobram vagas na área da tecnologia da informação e inovação, o que tem levado empresas a investirem em capacitação interna. Os poucos profissionais disponíveis são disputados inclusive com empresas estrangeiras, que passaram a contratar brasileiros devido à larga adoção do home office durante a pandemia”, justificou.

Ainda conforme o projeto, a partir do mapeamento e do plano nacional de cinco anos o poder público estruturará programas, projetos e ações intersetoriais, dirigidos a setores da educação e do trabalho.

Esse planejamento deve ainda favorecer as instituições de ensino que terão um guia das áreas em que é interessante investir em novos cursos, de acordo com as demandas do mercado.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.