Jovem Aprendiz: o que é o programa? Quem pode fazer?

Programa criado no início dos anos 2000 atende à população em todo o país. O Jovem Aprendiz foi criado para levar oportunidade de qualificação e primeiro emprego, além de melhorar a situação social da população participante.

FDR Responde: Jovem Aprendiz: o que é o programa? Quem pode fazer?
FDR Responde: Jovem Aprendiz: o que é o programa? Quem pode fazer? (Imagem: FDR)

A aprendizagem é uma importante oportunidade de qualificar a população jovem em áreas interessantes para o mercado de trabalho. O Programa Jovem Aprendiz oferece a aprendizagem aliada à prática profissional com remuneração e direitos garantidos por lei.

O que é o programa jovem aprendiz?

Essa iniciativa foi estabelecida pela Lei nº.10.097/2000, posteriormente regulamentada pelo Decreto nº. 5.598/2005 e depois pelo Decreto n° 9.579/2018. De lá para cá milhares de jovens já foram beneficiados. O objetivo central é ofertar a inclusão social da população jovem no mercado de trabalho, o que acontece através da capacitação profissional.

A ideia é beneficiar os jovens e as empresas que têm uma cota de aprendizagem a cumprir de acordo com o seu porte.

Segundo essas regulamentações o aprendiz tem direito a FGTS com alíquota reduzida de 2%, além do salário mínimo-hora (segundo o piso salarial), vale transporte, 13° salário e férias.

Quem pode ser jovem aprendiz?

Para participar é necessário ter entre 14 e 24 anos que estar matriculado e frequentando a escola, caso não tenha concluído o Ensino Médio.

Para aqueles que ainda não concluíram o ensino médio a jornada de trabalho não pode ultrapassar as seis horas diárias, enquanto para os que já terminaram essa fase a jornada pode ser 8 horas.

Vantagens do programa Jovem Aprendiz para as empresas

Se engana quem pensa que o programa beneficia apenas os aprendizes, as empresas contratantes também têm vantagens; confira algumas delas:

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Jamille NovaesJamille Novaes
Já atuei como professora de língua portuguesa e corretora textual. A produção de texto sempre foi minha paixão, foi na redação do FDR que me encontrei comp profissional e de certa forma como pessoa, por isso me dedico ao meu trabalho e, em busca de oferecer o meu melhor na produção de conteúdo do FDR tenho realizado cursos como o de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios e o curso de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile