SISU 2023: UFPE anuncia número de vagas e mudanças nos bônus, pesos e pontuações

Informações sobre o SiSU 2023 foram divulgadas pela UFPE; candidatos devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio de 2022. Além disso, a universidade também divulgou outras informações importantes; confira.

SISU 2023: UFPE anuncia número de vagas e mudanças nos bônus, pesos e pontuações
SISU 2023: UFPE anuncia número de vagas e mudanças nos bônus, pesos e pontuações (Imagem: FDR)

O Sistema de Seleção Unificada de 2022 ainda não tem data definida, mas, algumas universidades começam a divulgar informações importantes. A UFPE é uma das primeiras a informar, por exemplo, o número de vagas que estarão disponíveis no SiSU 2022.

UFPE no SiSU 2022

Segundo as informações divulgadas, a Universidade Federal de Pernambuco ofertará 7.012 vagas em 105 cursos presenciais de graduação dos campi Recife, Vitória e Caruaru. Sendo 5.522 vagas para o Campus Recife; 430 vagas para o Campus Vitória; e 1.060 vagas para o Campus Caruaru. Metade do quantitativo está reservado ao sistema de cotas.

A UFPE já estabeleceu os pesos e as notas mínimas para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 que serão utilizados nessa seleção.

Os critérios de inclusão regional seguem mantidos, neles são atendidos os estudantes que cursaram o Ensino Médio em escolas regulares e presenciais no Estado de Pernambuco.

Nessa próxima edição do SiSU a UFPE não vai oferecer vagas nos cursos presenciais de Música/Canto – Bacharelado, Música/Instrumento – Bacharelado, Música/Licenciatura, Dança/Licenciatura e Letras Língua Brasileira de Sinais Libras/Licenciatura.

Pesos e Notas Mínimas da UFPE no SiSU

Esses pesos e notas mínimas serão obtidas por uma média ponderada das notas das provas realizadas (provas objetivas e prova de redação), de acordo com os pesos estabelecidos pela Universidade.

Para cada curso oferecido pela instituição, os candidatos serão classificados por ordem decrescente da nota final do Enem até o número de vagas ofertadas.

Bônus na UFPE

A universidade oferece acréscimo nas seguintes situações:

  • 10% na nota final do Enem os candidatos aos cursos de Vitória e Caruaru que cursaram e concluíram todo o Ensino Médio em escolas regulares e presenciais das mesorregiões da Zona da Mata e do Agreste.
  • 5% para candidatos que cursaram e concluíram todo o ensino médio em escolas regulares e presenciais em Pernambuco no curso de medicina no Recife.
  • 5% O mesmo percentual vale para candidatos aos cursos de Vitória e Caruaru que tiverem cursado e concluído no mínimo 2/3 do ensino médio em escolas regulares e presenciais da Zona da Mata e do Agreste.
  • 3% para candidatos ao curso de medicina do campus Recife que tiverem cursado e concluído no mínimo 2/3 do Ensino Médio em escolas regulares e presenciais em Pernambuco.

Para consultar as resoluções aprovadas pelo Cepe, acesse os Boletins Oficiais da UFPE dos dias 29 de setembro e 6 de outubro.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.