O segundo turno das eleições 2022 acontece no dia 30 de outubro, dessa vez apenas dois nomes disputam o cargo de presidente da República. Até que os 156 milhões de eleitores depositem nas urnas a sua preferência, as pesquisas de intenção de votos ajudam a entender qual o cenário de preferência do país. A mais recente foi divulgada pelo Ipec na última segunda-feira (17).
Na mais recente pesquisa divulgada pelo Ipec na segunda-feira, 17, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 54% dos votos válidos contra 46% do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL). Foram ouvidos 3.008 eleitores, em uma entrevista presencial que percorreu o Brasil, com início no dia 11 de outubro. Ao considerar os votos totais nas eleições, o candidato petista tem 50% das intenções, enquanto o atual presidente conta com 43% da preferência.
Um dia antes, porém, o Instituto Veritá divulgou uma outra pesquisa de intenção de votos em que Bolsonaro lidera com 51,2% dos votos válidos. Lula vem logo em seguida com 48,8% da preferência dos entrevistados. Entre 11 e 15 de outubro foram 5.528 entrevistados.
Ao considerar os dois resultados é possível perceber que existem cenários diferentes entre os eleitores para as eleições de 2022. No primeiro turno, ao iniciar a contagem de votos Bolsonaro liderava, mas quando as urnas dos estados do Nordeste foram consideradas Lula passou a frente.
O resultado final foi de 48,4% da preferência para Lula com 57.259.504 de votos, enquanto Bolsonaro ficou em segundo lugar com 43,2% e 51.072.345 votos. As eleições deste ano estão muito polarizadas, isso é, dividem a sociedade em dois polos com preferências bem distintas, já que os candidatos têm opiniões marcantes e diferentes.
Quem vai vencer as eleições em 2022?
Os brasileiros somente vão descobrir quem vai vencer as eleições para presidente da República a partir das 17h00 do dia 30 de outubro. Grande parte das pesquisas de intenção de votos, como o Ipec, Datafolha e CNT/MDA mostram Lula como o nome mais provável a conseguir o cargo.
No entanto, não podemos descartar a pesquisa da Veritá, além da opinião popular. Existem preferências diferentes em determinadas regiões do país, enquanto Bolsonaro foi melhor votado nos estados do Sul e Centro-Oeste, Lula tem preferência no Nordeste e Norte.
Por isso, as pesquisas de intenção de votos trazem um pequeno spoiler sobre o resultado que deve acontecer no dia das eleições, mas não podem ser seguidas fielmente. Já que o comportamento dos 156 milhões de eleitores somente será descoberto nas urnas.