Na última quinta-feira (13), o Nubank anunciou o lançamento do “Modo Rua”. Por meio dessa funcionalidade, os usuários do banco digital poderão estabelecer a quantia máxima para transferências. Dessa forma, a fintech busca diminuir os riscos de clientes em lugares menos seguros.
O Modo Rua é uma função de segurança no aplicativo do Nubank, que possibilita que os usuários definam um limite para transferência sempre que estiver fora de casa.
No momento, o limite está disponível para transações via Pix, TED ou pagamento de boletos. Em breve, serão adicionadas outras funções, como fazer uma compra no cartão ou solicitar um empréstimo.
O novo produto ainda está em fase de testes. Ou seja, somente uma pequena base de clientes já possui acesso à ferramenta. Assim que a novidade estiver disponível para o aplicativo da pessoa, o Nubank informa que realizará um aviso. Por conta disso, a recomendação é de manter o aplicativo atualizado.
Como ativar o Modo Rua do Nubank
Para ativar o recurso, basta estabelecer um limite de gastos fora de casa e uma rede de wi-fi segura.
Após a ativação, a ferramenta funcionará como uma camada extra de proteção para o aplicativo. Ou seja, sempre que a pessoa estiver fora dessa rede segura, as transações que excederem o limite definido serão bloqueadas.
Isso acontece de forma automática. Dessa forma, o usuário precisará configurar somente uma vez para que o Modo Rua funcione sempre. Não há necessidade de ativar ou desativar quando voltar para casa.
Em breve, os usuários ainda terão como estabelecer mais de uma rede wi-fi segura para o dispositivo.
O que fazer caso o cliente precise transferir uma quantia maior?
Se o usuário precisar efetuar transações acima do limite definido, será preciso realizar um reconhecimento facial dentro do aplicativo do Nubank. Este é um tipo de “prova de vida” para saber se é realmente o titular da conta.
O Nubank informa que, diante do reconhecimento facial, não adianta fazer uma foto da foto ou subir uma imagem da galeria da plataforma. Por conta disso, mesmo que o cliente tenha o smartphone furtado ou roubado — e outra pessoa tenha a senha do titular — não conseguirá transacionar acima do limite.