Estudantes inadimplentes pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) têm 80 dias para realizarem a renegociação da dívida. A regularização financeira está disponível para os contratos firmados até o final de 2017.
O estudante que queira fazer a renegociação de dívida pelo Fies deve entrar em contato com a Caixa Econômica Federal (CEF) ou com o Banco do Brasil (BB) para registrar a solicitação. Estas são as duas únicas instituições financeiras responsáveis por gerenciar o empréstimo estudantil.
A renegociação da dívida pelo Fies deve ser solicitada até o dia 31 de dezembro de 2022. Ambas as instituições financeiras realizam todo o procedimento de modo 100% digital por meio de aplicativo para celular, visando agilizar os trâmites sem que o inadimplente precise sair de casa.
Para facilitar a renegociação de dívidas do Fies, o Governo Federal em parceria com a Caixa Econômica lançou o aplicativo Fies Caixa. Além das próprias negociações, a plataforma também disponibiliza a consulta a todos os dados principais do contrato, além de emitir os respectivos boletos do parcelamento.
Pelo aplicativo Fies Caixa também é possível verificar se o contrato desejado está apto à renegociação. Se o contrato for deferido, o estudante conseguirá simular as condições da negociação da dívida e aderir a que se mais se enquadrar em seu perfil financeiro atual.
O download da plataforma já está disponível nas lojas virtuais do Android e iOS, Play Store e App Store, respectivamente. A estimativa feita pela Caixa Econômica é a de que cerca de 1,85 milhão de estudantes consultem os dados.
Deste total, 1,2 milhão serão capazes de renegociar a dívida do Fies diretamente pelo aplicativo. A regularização financeira segue disponível até o dia 31 de dezembro de 2022, conforme determinado pela Resolução nº 51/22.
Como renegociar as dívidas do Fies
Ao abrir o aplicativo, o estudante deve escolher a opção “Renegociação FIES” e seguir os passos abaixo:
- Verificar se o contrato está apto para renegociação;
- Conferir os dados do contrato;
- Simular os tipos de renegociação disponíveis;
- Confirmar os dados da renegociação;
- Aceitar o termo aditivo e aderir à renegociação;
- Emitir o boleto de entrada.
A renegociação será efetivada somente após o pagamento da primeira parcela. O aplicativo fornece outros serviços. No campo “Meu Fies”, o estudante pode verificar um resumo dos dados do contrato. A opção “Boleto” permite a visualização e a geração do formulário das parcelas em aberto. No botão “Perfil”, aparecem os dados cadastrados no Fies.