Nesta sexta-feira, (14), a Caixa Econômica Federal (CEF) realizou o último depósito do Auxílio Brasil da semana. Os contemplados foram os segurados cujo Número de Identificação Social (NIS) termina em 3.
O cronograma do Auxílio Brasil é executado apenas em dias úteis, portanto, não haverá depósitos no final de semana. Isso não quer dizer que os beneficiários que já receberam a parcela de R$ 600 ficam impossibilitados de usufruir o valor.
Antes de mais nada, é importante destacar que o Auxílio Brasil é pago na diretamente pela conta poupança social digital, gerenciada pelo aplicativo Caixa Tem.
Na plataforma, o benefício pode ser usado para pagar boletos com o leitor de código de barras, efetuar pagamentos via Pix e QR Code, compras com o cartão de débito virtual, recarga de celular, e muito mais.
No entanto, aqueles que preferem obter o benefício em espécie em mãos, também contam com algumas alternativas. Para isso, é preciso que tenham o cartão do Auxílio Brasil ou do antigo Bolsa Família em mãos. Com a ferramenta, é possível efetuar o saque no caixa eletrônico.
Saque do Auxílio Brasil no caixa eletrônico
Em contrapartida, o beneficiário que por alguma razão precisa ou deseja obter o Auxílio Brasil em mãos, têm a oportunidade de sacar o benefício no caixa eletrônico. Antes, é preciso ter o cartão em mãos, seja do próprio Auxílio Brasil ou do antigo Bolsa Família. Em seguida, basta:
- Na agência da Caixa, insira o cartão no caixa eletrônico e aguarde a leitura;
- Feito isso, digite a senha e o valor que seja sacar;
- Confira e confirme o saque;
- Em seguida, finalize a operação e retire o cartão.
É importante destacar que o saque em casas lotéricas só pode ser feito pelo titular do benefício, que deve apresentar o cartão do Bolsa Família ou do Auxílio Brasil juntamente com um documento de identificação.
Cartão do Auxílio Brasil
O cartão do Auxílio Brasil já chegou às mãos de cerca de 3,2 milhões de beneficiários. A distribuição feita pelo Ministério da Cidadania priorizou os cidadãos que residem em cidades cujo atendimento da Caixa Econômica Federal (CEF) é escasso.
De acordo com o Governo Federal, a criação de um novo cartão próprio para o programa tem o intuito de modernizar e facilitar o recebimento e uso do Auxílio Brasil.
Até então, somente cerca de 14 milhões de beneficiários possuíam uma ferramenta semelhante. São aqueles que faziam parte do antigo Bolsa Família e foram incluídos na folha de pagamento da nova transferência de renda.
A este grupo, a pasta competente concedeu o direito de continuar usando o cartão do antigo programa. A previsão é para que as primeiras remessas atendam cerca de 6,6 milhões de famílias incluídas no programa a partir de novembro de 2021.
Benefícios do cartão do Auxílio Brasil
- Saques em bancos 24h, limitados a 2 por mês;
- Recebimentos e transferências ilimitados pelo PIX;
- Transferências para contas de outros bancos, limitada a três por mês;
- Saques em terminais de autoatendimento, unidade lotérica e/ou correspondente bancário, limitado a dois por mês;
- Transferências ilimitadas entre contas da Caixa Econômica Federal.