- Instabilidades no Caixa Tem na última segunda impediram o uso de algumas ferramentas;
- Poupança social digital foi criada em 2020 para unificar pagamentos do Auxílio Emergencial;
- Caixa Tem paga Auxílio Brasil, Vale-Gás, PIS, FGTS, e mais.
O site e o aplicativo da Caixa Econômica Federal (CEF) apresentaram instabilidades no início desta semana. Em alguns casos, as reclamações se estenderam para a poupança social digital, gerenciada pelo Caixa Tem.
O principal alvo das reclamações foi a dificuldade em realizar pagamentos e transferências via Pix pelo Caixa Tem. Segundo usuários, a cada tentativa eles se deparavam com a seguinte mensagem: “Transação indisponível no momento. Efetue um novo acesso e tente noovamente em alguns instantes”.
Em nota, o banco informou que o Pix via Caixa Tem operava normalmente, mas que sofreu uma “breve intermitência no início da tarde [de segunda-feira] para envio de valores”. O problema foi registrado no último dia 10 de outubro, e já foi normalizado para todos os clientes.
O que é o Caixa Tem?
O Caixa Tem é a conta poupança social digital criada em 2020 para unificar os pagamentos do auxílio emergencial. Pela conta poupança social digital é possível receber o Auxílio Brasil de R$ 600, o Vale Gás de R$ 120, o abono salarial e o seguro desemprego.
A conta poupança social digital do Caixa Tem oferece diversos serviços e ferramentas gratuitamente aos clientes. O aplicativo autoriza transações no valor máximo de R$ 600, se limitando a um total de R$ 1.200 por dia. No período mensal o cliente pode movimentar até R$ 5 mil. Na plataforma é possível:
- Pagar boletos online;
- Realizar pagamentos na Casa Lotérica;
- Fazer recarga de telefone celular vinculado a qualquer operadora;
- Contratar o Seguro Apoio Família;
- Obter dicas financeiras;
- Realizar compras online com o cartão de débito virtual;
- Realizar compras presenciais mediante a leitura do QR Code emitido pela máquina de cartão do estabelecimento comercial;
- Informar os rendimentos de pessoa física;
- Consultar o Número de Identificação Social (NIS);
- Consultar o Bolsa Família;
- Receber o Seguro Desemprego;
- Fazer transferências via TED e DOC;
- Fazer transferências e efetuar pagamentos com a chave PIX;
- Consultar o extrato de movimentação da conta poupança.
Principais erros ao entrar no Caixa Tem
- Erro ao localizar conta Caixa Tem;
- Erro 403 Forbidden no Caixa Tem;
- Não consigo fazer o primeiro acesso no Caixa Tem;
- Estamos detectando comportamento malicioso no acesso Caixa Tem;
- Mensagem AGE CRED F no app Caixa Tem;
- Caixa Tem não abre;
- Sala de espera: muitos usuários acessando ao mesmo tempo;
- “Nenhuma conversa encontrada”;
- Aplicativo desativado: favor atualizar seu aplicativo;
- Serviço de pagamentos indisponível no momento;
- Bloqueio do Caixa Tem;
- Não foi possível cadastrar o dispositivo;
- PIX em análise Caixa Tem.
Dicas para evitar instabilidades no Caixa Tem
- Baixe o aplicativo que possui o ícone da Caixa Econômica como órgão criador do App;
- Atualize o aplicativo;
- Verifique sua conexão com a internet;
- Não acesse sua conta em outro aparelho celular que não seja o seu. Sendo que para evitar fraudes o banco permite o cadastro de uma conta (um número de CPF) por número de celular e a utilização de até duas contas em um único dispositivo celular;
- Evite o acesso em horários de pico.
Atualização do Caixa Tem
1º Passo: Faça o login
Abra o aplicativo Caixa Tem no seu celular (Android ou iOS) e faça o login com o número do seu CPF (Cadastro da Pessoa Física) e senha.
2º Passo: Toque no botão para a atualização
No menu inicial, procure pela opção “Atualize seu cadastro” e então, clique nela. Caso esteja com o documento de identificação em mãos, clique em “Entendi, vamos começar”, já na tela seguinte.
3º Passo: Confirme os dados de localização
O sistema informará o seu endereço em primeiro lugar, caso esteja correto, clique em “Sim, está correto”. Porém, se você mudou de endereço, clique em “O meu endereço mudou”.
Para finalizar esta etapa, na tela seguinte, informe se nasceu no Brasil (BR) ou não e, logo em seguida, clique em “Próximo”.
4º Passo: Informe sua renda mensal
Agora, clique em “Entendi, vamos lá” para responder às questões sobre renda e patrimônio. A cada etapa do questionário, será necessário clicar em “Próximo” para continuar.
5º Passo: Confirme os dados informados
Esta etapa é muito importante para que qualquer erro no preenchimento seja corrigido. Caso esteja tudo ok, é só clicar em “Confirmar”.
6º Passo: Valide o seu cadastro com o envio de um documento
Para finalizar o procedimento, clique em “Continuar” e escolha o tipo de documento que será anexado. Siga as últimas instruções e finalize a operação.