Eleições 2022: Confira as propostas de Lula para gerar EMPREGO e RENDA

O segundo turno das Eleições 2022 se aproxima e analisar os projetos dos candidatos a presidência ajudar a decidir o voto. O candidato e ex-presidente, Lula, tem focado na geração de emprego e renda; confira as suas propostas.

Eleições 2022: Confira as propostas de Lula para gerar EMPREGO e RENDA
Eleições 2022: Confira as propostas de Lula para gerar EMPREGO e RENDA (Imagem: FDR)

No dia 30 de outubro todo o país volta às urnas para definir o Presidente do Brasil pelos próximos dois anos. Nessas Eleições 2022, o embate foi travado pelo então presidente Jair Messias Bolsonaro e pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva; confira os planos do candidato que já ocupou o planalto e tenta retornar ao posto de chefe do Estado.

Propostas de Lula para gerar emprego e renda

A geração de emprego e renda é uma das pautas que mais atrai a atenção dos eleitores, afinal, esse é um tema bastante sensível em um país com altas taxas de desemprego e pessoas na linha da pobreza.

Confira o plano de governo de Lula nesse quesito:

1. Mais investimentos em obras e no Minha Casa Minha Vida 

O candidato pretende pegar parte do orçamento para retomar as obras de infraestrutura (estradas, pontes, ferrovias etc.).

Além disso, pretende trazer de volta o Minha Casa Minha Vida, programa que foi substituído pelo Casa Verde e Amarela.

2. Apoio aos pequenos e microempresários

Criação do programa Empreende Brasil; se eleito, os empreendedores ainda poderão contar com linhas de crédito especiais para quem deseja abrir ou ampliar o seu negócio.

GOVERNO VAI PAGAR 13º SALÁRIO DO AUXÍLIO BRASIL? PAGAMENTOS PODEM SER LIBERADOS EM BREVE!

3. Valorização do salário mínimo

Com reajuste do salário mínimo acima da inflação, como ele e Dilma fizeram todos os anos em que governaram o Brasil.

Ações como essas beneficiam principalmente os aposentados do INSS, que, em geral recebem apenas um salário mínimo.

4. investimento em novas áreas da indústria

O Brasil precisa produzir e exportar bens industriais, que são mais valiosos e geram empregos que pagam melhor.

Inclusive, Lula já está conversando com universidades e empresários para definir em quais áreas o Brasil deve investir, a expectativa é de que a área de tecnologia esteja inserida.

5. Fortalecimento do setor cultural e da economia criativa

Outra aposta de Lula é no fortalecimento da cultura e da economia criativa para gerar empregos; o candidato se comprometeu a não só recriar o Ministério da Cultura como também instalar comitês para o setor em cada capital.

6. geração de emprego no campo

Para essa ação a reforma agrária será necessário, o presidenciável também pretende apoiar financeiramente os pequenos produtores rurais.

  1. Garantia de direitos

A reforma trabalhista deve ser uma das pautas do seu governo, a ideia é reunir sindicatos e empresários para criar uma legislação trabalhista, que proteja os trabalhadores.

Essa nova legislação deve dar uma atenção especial aos autônomos, aos que trabalham por conta própria, aos trabalhadores e trabalhadoras domésticas, ao teletrabalho e home office e aos trabalhadores por aplicativo.

Também vai restabelecer o acesso gratuito à Justiça do Trabalho. 

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.
Sair da versão mobile