Dia das CRIANÇAS e a escolha do melhor presente para os filhos e para o bolso

Sempre que chega o Dia das Crianças é aquele alvoroço, afinal, as crianças já sabem que vem presente por aí e os pais já sabem que terão um gasto.

Mas uma coisa que também faz parte deste dia é ansiedade dos pais sobre se o presente que estão comprando está ajudando na formação da personalidade da criança, em especial sobre o uso do dinheiro de forma consciente.

Pensando nisso, listamos abaixo algumas lições que ajudam os pais a ensinarem as crianças a saber o valor do dinheiro.

Presente ideal, não importa o valor

Compre o presente de acordo com a sua condição financeira. Essa é uma lição muito importante para a criança porque, de forma geral, as crianças não têm noção do valor do dinheiro e cabe aos pais mostrar essa visão.

E, embora isso não seja ensinado na hora da entrega do presente, essa visão de quanto vale as coisas é muito importante para o adulto que está se formando.

Por isso, nas tarefas do cotidiano, como no mercado, padaria ou lojas, inclua visões sobre o uso do dinheiro, inclusive, criando responsabilidade sobre os seus gastos, dando um valor para a criança administrar.

Isso fará com que a criança entenda que o dinheiro não é infinito,  que precisa ser administrado e que quando gastamos mais do que temos, ficamos endividados.

O melhor presente não é o dos amigos

Outra lição importante para o Dia das Crianças é sobre o “quintal do vizinho”, ou melhor, sobre o presente do amiguinho.  É importante que as crianças entendam que o presente dela não é melhor ou pior que o dos colegas, para que cresçam valorizando o que possuem e não se tornem um adulto frustrado que compra tudo o que vê por sentir insatisfação pelo que tem.

Passeio como presente

Em tempo de recursos escassos, eis um presente diferente e que ensina muito: um passeio.  Levar a criança para um passeio pode ser uma excelente forma de ensinar que aos bens materiais não são as únicas coisas que trazem satisfação. E pode servir, também, como uma forma de mostrar para a criança que, assim como alimentação, diversão e passeios, fazem parte da vida de uma pessoa e demandam um valor financeiro.

Boa ação como presente

Existem algumas famílias que, conforme a criança vai crescendo, já vão inserindo uma visão social. E o Dia das Crianças é ótimo para isso.  Negociar com a criança que ela doe brinquedos em bom estado é uma excelente forma de ensinar sobre partilha e desprendimento. Essa lição será importante no futuro quando esta criança virar um adulto e colocar em prática a visão de que pode contribuir para um mundo melhor, doando algo que tem.

Leitura também é um presente

Embora os brinquedos despontem imponentes na lista do Dia das Crianças, livros são ótimos presentes. E, quando se ensina uma criança a ler, ela vai adorar ganhar livros de presente.  Aproveite e insira livros que ensinam sobre o uso do dinheiro nesta hora.

Exemplo como presente

Mas o verdadeiro presente que os pais podem dar aos filhos é o exemplo.  E, como a criança tende a repetir o que os pais falam, ela vai dizer “nossa, que caro” ou “nossa, que barato”,  é importante que os pais fiquem atentos às expressões utilizadas quando o assunto é dinheiro.

E que se lembrem que na hora de presentear, não é o mais caro que faz sucesso.  Então, nada de se endividar na ânsia de não decepcionar a criança, porque  muitos pais passam meses pagando o presente, que alguns dias depois vai ser deixado de lado, ou pior, que vai ser menos admirado que a caixa de papelão que veio com o presente. Porque criança sabe: o que importa, de verdade, é o amor!

YouTube video player
Sair da versão mobile