CONSIGNADO do AUXÍLIO BRASIL: entenda como funcionará os descontos na sua mensalidade

Pontos-chave
  • O empréstimo consignado do Auxílio Brasil está disponível em 12 bancos;
  • A margem consignável é de 40% sobre o salário do benefício;
  • Já existe uma data para que o débito em conta comece.

Na segunda-feira (10) o Ministério da Cidadania autorizou que 12 instituições bancárias passassem a oferecer o empréstimo consignado do Auxílio Brasil. Agora, os bancos estão começando a liberar as datas que o produto vai passar a operar, na Caixa Econômica Federal, por exemplo, os canais de contratação devem ser liberados a partir desta terça-feira (11). Confira como pagar.

CONSIGNADO do AUXÍLIO BRASIL: entenda como funcionará os descontos na sua mensalidade
CONSIGNADO do AUXÍLIO BRASIL: entenda como funcionará os descontos na sua mensalidade (Imagem: FDR)

O grande diferencial de um empréstimo consignado é que o pagamento acontece com desconto direto na fonte. Isso significa que não será gerado um carnê para que todos os meses seja pago, mas sim desconto direto na conta do Caixa Tem, onde o auxílio é depositado. Por isso, ao contratar o consignado do Auxílio Brasil o cidadão passará a receber menos no seu benefício.

É justamente esse ponto que especialistas têm batido, já que as pessoas que contratarem o crédito financeiro terão acesso a uma parcela menor de Auxílio Brasil. Logo, se são famílias de baixa renda, com menos ajuda do governo o risco de se endividarem aumenta. Por isso, os bancos têm assumido o compromisso de fazer um crédito consciente, o que significa informar os riscos.

À pedido do Ministério da Cidadania será preciso que antes de finalizar o contrato de empréstimo consignado do Auxílio Brasil o cliente responda a um questionário confirmando que entendeu como funcionará o procedimento. Inclusive sobre a forma como será feito o pagamento, e o desconto no salário do benefício.

Valor e pagamento do consignado do Auxílio Brasil

O Ministério da Cidadania determinou algumas regras de suma importância para o funcionamento do empréstimo consignado do Auxílio Brasil. Por exemplo, os limites no momento da cobrança do banco sobre essa operação, o que vai determinar o valor de pagamento das prestações.

De acordo com a portaria da Pasta que regulamentou o crédito, os bancos precisaram se adaptar a procedimentos como:

A taxa de juros e o número de prestação são limites, isso significa que os bancos podem se adaptar e trazer outras opções. A Caixa Econômica, por exemplo, vai ofertar o produto cobrando juros de 3,45% ao mês e não 3,5%.

Valor da parcela do consignado do Auxílio Brasil

A margem consignável é o quanto do salário do cidadão poderá ser descontado para pagar o empréstimo. Neste caso, representa a quantia que pode ser debitada da conta poupança social do Caixa Tem para pagar o consignado do Auxílio Brasil.

São 40% aplicados sobre o pagamento de R$ 400 que é o valor do auxílio fixado por mês, enquanto os R$ 600 que estão sendo pagos atualmente são temporários. Na prática, isso significa que:

GOVERNO LIBERA EMPRÉSTIMO PARA AUXÍLIO BRASIL: VEJA AS REGRAS PARA SOLICITAR

 

Onde contratar o empréstimo do Auxílio Brasil

O pedido pelo empréstimo consignado do Auxílio Brasil poderá ser realizado, inicialmente, em 12 instituições bancárias que já foram habilitadas pelo Ministério da Cidadania. Os bancos devem divulgar ainda nesta semana quais os canais para pedido do produto, se este acontecerá online ou presencialmente.

Os bancos autorizados são:

Quando começa o desconto no salário do Auxílio Brasil?

O primeiro passo para contratar consignado do Auxílio Brasil é encontrar um banco para fazer o pedido do empréstimo. Depois de enviar informações pessoais como CPF, RG, data de nascimento, e o número do NIS, a instituição fará a análise para liberar o crédito financeiro.

Depois, cabe ao banco enviar o contrato que deve ser analisado pelo cliente que vai responder o questionário informando que entendeu como funcionará a operação. Depois que o contrato for assinado, finalmente o dinheiro deve cair na conta poupança do Caixa Tem.

O débito em conta referente a parcela de pagamento do empréstimo, no entanto, acontecerá no mês seguinte a liberação do crédito. Seguindo o cronograma de pagamentos do programa.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile